Programa Pró-saúde atende 60 pessoas da terceira idade

Jornal O Norte
16/03/2006 às 11:33.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:31

Lindiane Reis


Repórter


onorte@onorte.net

O programa Pró-saúde, criado há dois anos pela Funorte – Faculdades Unidas do Norte de Minas, tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida de idosos. Através do trabalho de acadêmicos da instituição, é possível oferecer aulas de exercícios físicos a 60 pessoas da terceira idade, assistidas pelo PSF - Programa Saúde da Família.




Uma relação natural, em que um jovem se dedica ao idoso

O projeto funciona no salão paroquial da igreja do Alto São João, região Leste de Montes Claros. São três aulas por semana. O objetivo é diminuir o uso de medicamentos para controle de doenças como a hipertensão arterial.

No aquecimento, as alunas já ficam animadas. As aulas começam e logo todas se soltam. Durante a ginástica, ninguém fala em dificuldade, os movimentos se tornam fáceis com a ajuda da professora Carla Betiene Oliveira, acadêmica do curso de Educação Física da Funorte. 

Maria Durães Ruas, 65 anos, se sente mais disposta desde que começou a praticar as aulas, há dois anos. Segundo ela, no início teve algumas dificuldades para fazer os exercícios, mas logo descobriu que era capaz:

- O que precisamos ter é força de vontade, ainda mais que somos todas donas de casa e precisamos de muito condicionamento físico para fazer as tarefas domésticas.

A professora das aulas de ginástica, Carla Betiene, diz que as alunas ficam à vontade quando começam os exercícios:

- As assistidas se sentem mais felizes e interagem uns com os outros, diminuindo assim a depressão, muito comum nessa faixa etária.

Segundo ela, para aumentar a interação entre as assistidas, uma vez por mês é feita uma comemoração para homenagear as aniversariantes.

Dona Josefa Pereira Andrade, 72 anos, diz que sentia muita dor no corpo antes de aderir ao projeto. Ela iniciou as aulas de ginástica no início, há dois anos, e confirma muita melhora em sua saúde:

- Faço tudo sozinha, graças a Deus. Mesmo com a minha idade, não dependo de ninguém para me levar aos lugares. Lavo, passo, cuido da minha casa, vou à padaria, ao Centro da cidade sozinha e não reclamo, me sinto mais forte para enfrentar a vida.

Antes e depois das aulas, o acadêmico de Educação Física Eduardo Chaves de Freitas verifica a pressão arterial de todas as participantes do projeto, uma forma de controlar o desempenho de cada uma.  

Para os monitores, o Pró-saúde é um projeto enriquecedor de aprendizado:

- Ele é muito importante, um campo de pesquisa, onde podemos vivenciar a prática e nos tornar futuros profissionais de sucesso.

Para o coordenador Andrey Souza, o projeto é muito importante para os acadêmicos e para a população:

- Temos a oportunidade de oferecer qualidade de vida.

Colaborou: Núbia Primo

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por