Presidente de associação diz que trabalha e não é reconhecido

Jornal O Norte
22/09/2005 às 11:08.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:52

Railda Botelho


Repórter


railda@onorte.net

O Bairro Independência, a exemplo de outros logradouros do município de Montes Claros nasceu a partir das aspirações de moradores da antiga Fazenda Melancias. Em 1981 foi criada a Associação de moradores, que atualmente tem na sua presidência o Cabo Novaes. Segundo ele, a associação foi fundada pelo fato de que o bairro, criado há 24 anos, passou a ser um dos mais populosos da cidade, precisando, por isso mesmo, contar com uma entidade que defendesse os interesses da comunidade que habita a extensa região.

- A associação tem sido muito importante para o desenvolvimento do bairro e estamos prestes a promover uma nova eleição - informa Cabo Novaes, que está à frente da entidade há dois anos.

- Estamos aguardando apenas uma resposta da Cordam (entidade que representa as associações comunitárias), para que façamos o lançamento de edital, que nos permitirá a realização de uma nova eleição. Esperamos que isso ocorra ainda neste mês.

RESULTADOS

O presidente comemora os resultados de sua gestão. Segundo ele, apesar das dificuldades, conseguiu reunir diversos benefícios para o bairro. Ele lamenta que o trabalho não tenha sido ainda mais positivo por causa das divergências entre alguns moradores que acabaram refletindo nos trabalhos e objetivos da diretoria.

- As opiniões se dividem de forma negativa, uma vez que as divergências comprometem o andamento dos trabalhos, principalmente no que se refere às obras reivindicadas junto à administração municipal. Existem segmentos que não aceitam nossa direção e por isso acabam tornando tudo mais difícil, já que a união faz a força. Mas espero que as próximas eleições acabem com este comportamento que só prejudica a maior parte dos moradores do bairro.

INJUSTIÇA

Luis Eduardo, que é secretário da escola municipal Maria de Lourdes Soares, situada no Bairro Independência, e também primeiro secretário da Associação de moradores lamenta que o Cabo Novaes receba oposição quando pretende um trabalho de união de todos.

- Trata-se de uma pessoa que se empenha em trazer melhorias para o bairro, com transparência, mas que esbarra nesse tipo de dificuldade, ou seja, ele acaba não recebendo o devido apoio da comunidade.

Ele relacionou alguns incidentes que teriam provocado rupturas com alguns moradores, observando que uma viatura adquirida pela entidade, por exemplo, ainda não foi entregue à comunidade pelo fato de estar passando por alguns reparos.

- Outra questão foi o asfaltamento da avenida principal do bairro, prometido pelo ex-prefeito Jairo Ataíde e que nunca foi feito. Hoje, com razão, moradores reclamam do cascalho que a atual administração liberou para a via pública. Eles naturalmente exigem a pavimentação. Mas o presidente não tem culpa, a responsabilidade é da prefeitura.

Luiz Eduardo, no entanto, considera injustas as críticas ao atual presidente, observando que a comunidade não pode se esquecer dos benefícios conseguidos por ele.

- A sinalização de toda a extensão da avenida principal, a instalação de um posto policial, e a aquisição de uma viatura nova são alguns dos benefícios conseguidos pelo atual presidente, que contou com o apoio dos comerciantes do bairro. É preciso fazer justiça também ao seu trabalho – frisou.

O presidente da associação, Cabo Novaes disse que não se sente desestimulado pelas críticas e que continua trabalhando em benefício do bairro. A sua intenção é iniciar ainda na sua gestão a construção de uma sede própria da associação. O terreno já existe e fica na Alameda das Américas.

PEDIDOS

O Norte também ouviu alguns moradores do bairro, que aproveitaram a reportagem para cobrar benefícios do poder público. O aposentado Antônio Sebastião de Souza, que reside no bairro Independência há mais de dez anos disse que o seu maior sonho é conseguir da prefeitura a melhoria do aterro de uma barroca que existe entre as ruas Groelândia e Portugal. Segundo ele, quando chove, o aterro se transforma em um grande lamaçal, comprometendo o tráfego de carro e, principalmente, dos estudantes da escola Maria de Lourdes que precisam passar pelo local todos os dias. Para ele, apenas umas três caçambas de cascalho já resolveriam parte do problema, que se agravará agora com as chuvas que já começaram a cair na cidade.

Vários outros moradores também fizeram apelos à prefeitura, com destaque para o pedido de construção de uma quadra esportiva que sirva de ponto para concentração da população, que hoje não possui uma área adequada para os momentos de confraternização e de reuniões festivas.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por