Por mais atenção com os idosos

Campanha alerta para casos de agressões na cidade

Christine Antonini
Montes Claros
16/06/2018 às 06:43.
Atualizado em 10/11/2021 às 00:45
 (MANOEL FREITAS)

(MANOEL FREITAS)

Quase dois idosos sofreram algum tipo de agressão em Montes Claros neste ano. E a violência vem de quem está mais perto e que deveria dar todo carinho e atenção: os familiares. Para sensibilizar a comunidade sobre esses atos, o Conselho Municipal do Idoso (CMI) realizou ontem uma mobilização no centro da cidade.

Em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado ontem, o CMI levou à praça Doutor Carlos Versiani orientações sobre o tema, serviços de aferição de pressão e até de vacinação. Centenas de pessoas participaram da ação.

Segundo o conselho, de janeiro até ontem, 267 idosos foram agredidos em Montes Claros. O desrespeito às pessoas maiores de 60 anos preocupa, pois, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Minas terá mais de 8 milhões de idosos em 2050. O Estado já é o quarto com maior população acima de 60 anos.

Em 2017, o CMI registrou 6 mil casos de agressões contra pessoas idosas, dentre elas, a física, moral, psicológica, negligência, sexual e financeira. Essa última, segundo o órgão, é muito comum: os familiares pegam a aposentadoria para uso próprio ou, em alguns casos, forçam o idoso a fazer empréstimos em nome dele. 

Segundo a Pastoral do Idoso, a violência geralmente acontece dentro do âmbito familiar, pelos filhos ou cuidadores. Dos 267 casos de agressões registrados no CMI, as mais comuns são violência física, psicológica e financeira.

“A violência tem diversas formas. Além da tradicional, com socos e empurrões, a agressão psicológica gerada pelo abandono também pode causar grandes traumas”, explica Juscelino José da Fonseca, coordenador da Pastoral do Idoso. 
 
AÇÃO
Pelo menos 400 pessoas passaram pela praça Doutor Carlos Versiani, onde ocorreu a ação. Foram oferecidos atendimentos de promoção à saúde, como aferição de pressão arterial e aulas de dança. Valdeci Pinheiro Araújo, de 62 anos, aproveitou a oportunidade para se vacinar. 

“Aqui me explicaram que existem várias formas de violência, algumas eu nem conhecia. Não sabia que meus filhos serão responsáveis por mim. Espero que cuidem bem de mim, porque eu cuidei dos meus pais até eles falecerem”. 

O Conselho Municipal do Idoso ainda ressalta que grande parte das denúncias é feita por terceiros, como os vizinhos. O CMI fica na praça Raul Soares, s/n, telefone: 2211-3440. Denúncias podem ser feitas pelo Disk 100. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por