PIB de MOC sobe e é o oitavo de Minas

Setor de serviços ainda domina economia da cidade, que é a 111ª do país, segundo a Fundação João Pinheiro

Da Redação
Montes Claros
15/12/2017 às 08:56.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:15

A Fundação João Pinheiro divulgou ontem os números do Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais entre 2010 e 2015. Os novos dados apontam que Montes Claros pulou da 10ª para a 8ª economia do Estado, ultrapassando Sete Lagoas (9ª) e Nova Lima (10ª), e, ainda, bem próximo à Ipatinga (7ª). As principais economias de Minas continuam sendo Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem, Betim, Juiz de Fora e Uberaba. 

O setor de serviços domina a economia de Montes Claros e representou em 2015 74% da PIB do município. Neste setor a cidade superou Ipatinga e ocupou a 7ª colocação no Estado. Já Belo Horizonte concentrou, sozinha, 19,7%. Os demais municípios com maior participação no setor foram Uberlândia, Contagem, Betim, Juiz de Fora e Uberaba. 

Segundo o economista Aroldo Rodrigues, houve em Montes Claros uma mudança na composição do PIB no município. “De 2014 pra 2015 houve uma queda da participação da indústria, que pode ser explicada pela crise, já que caiu o nível de consumo da família. Em compensação, o setor de serviços subiu na cidade. A cidade recebe muita demanda por ser um polo regional”, disse. 
 
BRASIL 
No ranking brasileiro, Belo Horizonte manteve a quarta posição, superado por São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Montes Claros, que chegou a ocupar a 118° posição em 2010, subiu sete posições e terminou 2015 como a 111° economia do país.

Os dados apontaram também que a distribuição do PIB mineiro foi desigual em 2015, situação que pouco variou quando considerado o período 2010/2015: apenas 10 municípios corresponderam por 43% da produção econômica mineira e concentraram, no mesmo período, 23% da população estadual.

O município de menor PIB no Estado foi Serra da Saudade, pertencente ao Território de Desenvolvimento Oeste, seguido por Cedro do Abaeté, do Território Central. No Território Metropolitano localizam-se três dos dez municípios de menor participação na produção: Passabém, São Sebastião do Rio Preto e Santo Antônio do Rio Abaixo. 

Outros quatro municípios com os menores percentuais de participação pertencem ao Território Mata (Antônio Prado de Minas, Aracitaba, Senador Cortes e Olaria).

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por