Pequi é esperança de alta nas vendas

Chuva escassa não atrapalhou a safra do símbolo da região, e comerciantes acreditam em grande procura

Leonardo Queiroz
Montes Claros
20/12/2017 às 20:26.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:22
 (Léonardo Queiroz)

(Léonardo Queiroz)

O pequi, fruto típico do Cerrado e nativo da região Norte de Minas, já domina os mercados animando os feirantes. A safra melhor, vinda da zona rural e de cidades vizinhas como Jequitaí, Japonvar e Francisco Dumont, chega mais consistente e com sabor adocicado, ao contrário do temporão e do pequi que vem de outras regiões fora de Minas Gerais. Este ano, o pequi demorou um pouco a aparecer nas bancas – geralmente a safra se inicia em novembro e vai até março. Mas a expectativa dos feirantes é que a colheita também se alongue e gere mais renda para as famílias que vivem da colheita.

De acordo com o feirante Charles Moisés, a falta de chuvas não atrapalhou a produção deste ano. “O atraso na safra foi causada pelo ‘temporão’, que vem fora de época. A expectativa é muito grande para as vendas do pequi, e o comércio dá uma melhorada no geral. Quem vem comprar o pequi acaba comprando outras frutas típicas e também as tradicionais, que são fonte de renda para muitas famílias carentes que vivem do comércio do fruto”, disse. 

Maria José, há 22 anos feirante no Mercado Central de Montes Claros, é uma dessas pessoas que sobrevive do que o Cerrado dá. “Com a chegada do pequi ficamos mais otimistas para aumentar a renda nessa época, e o mercado fica mais movimentado”, disse.
 
BOA SURPRESA 
Para Janine de Souza, que trabalha com a família desde a inauguração do mercado, a safra deste ano está muito boa. “Essa safra nos surpreendeu com o sabor e consistência. Muita gente de fora que vem a passeio acaba levando o nosso produto. Como esta data é comemorativa, a cidade fica mais movimentada e todos acabam comprando, inclusive os turistas”, disse a feirante. 

O vereador Richarley Viana Dias, da cidade de Salinas, é uma dessas pessoas que sempre procura o fruto em Montes Claros. “O pequi que é comercializado aqui é o melhor que já comi até hoje. Faço questão de comprar”, disse. 

O pequi é vendido a partir de R$4 a dúzia, podendo chegar até o valor de R$10. Além do mercado também é possível encontrar o fruto nas esquinas da cidade com feirantes ambulantes. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por