Papagaio no céu e perigo no chão

Oito pessoas sofreram acidente com cerol ou linha chilena neste ano em Montes Claros; uso é crime

Christine Antonini
Montes Claros
14/07/2018 às 07:06.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:24
 (ARQUIVO HOJE EM DIA)

(ARQUIVO HOJE EM DIA)

Período de férias para começar, ventos fortes e céu azul. Combinação perfeita para a meninada soltar pipa. Uma brincadeira antiga e inocente que, no entanto, vem representando risco de graves acidentes, podendo inclusive provocar a morte.

O uso do cerol e da linha chilena – ainda mais cortante – amedronta motociclistas, ciclistas, pedestres e órgãos de segurança pública. Neste ano, oito pessoas já foram vítimas desses artefatos em Montes Claros. E esse número tende a subir, já que o período propício à brincadeira está apenas começando.

A linha chilena é feita de cola de madeira e óxido de alumínio e corta quatro vezes mais do que o cerol. Este material tem a comercialização proibida, mas é fácil de ser encontrado em lojas e em sites e redes sociais.

O Corpo de Bombeiros alerta para os cuidados que os pais, adolescentes e crianças devem ter para não correrem riscos e provocar acidentes ou até mortes. Das vítimas, grande parte são motoqueiros que sofrem cortes no pescoço e braços – o maior índice de acidentes ocorre entre os meses de junho a agosto.

Para se ter a noção do risco, em julho de 2016 uma linha chilena danificou o helicóptero Arcanjo do Corpo de Bombeiros. Outra linha, dessa vez com cerol, fez estragos no Pégasus, da Polícia Militar. 

“Os números não mostram a realidade, pois ocorrem casos que não são registrados por nós nem pelo Samu, em que a própria vítima vai ao pronto-socorro ou em que não há ferimentos graves”, pontua o tenente do Corpo de Bombeiros Diego Prates.
 
ENERGIA
As brincadeiras com material proibido também causa estragos no fornecimento de energia elétrica. Neste ano elas já provocaram o corte para mais de 253 mil consumidores no Estado. Somente na região Norte, nos quatro primeiros meses do ano, foram 101 desligamentos, prejudicando 35.957 clientes.

Além dos prejuízos causados pela falta de energia, a Cemig também alerta para os riscos à segurança que a soltura de pipas pode trazer quando praticada próxima à rede elétrica. Este ano já houve um acidente fatal em função da brincadeira na área de concessão da Cemig.
 
PUNIÇÃO
A Polícia Militar informa que o uso do cerol é considerado crime previsto no Código Penal Brasileiro. Em Minas, ainda há a Lei nº 14.349/2002 que prevê multa para os infratores. Em caso do uso do cerol ou linha chilena por crianças ou adolescentes, além de eles serem apreendidos e encaminhados às autoridades, os pais respondem pelo delito. Já o adulto é conduzido até a autoridade judiciária, podendo até mesmo ser preso. 

“A linha não chegou a me cortar, mas ficou enganchada no meu capacete. Com isso, perdi o controle da moto e caí. Graças a Deus foi só o susto, mas poderia ter acontecido algo pior. Hoje tenho a anteninha para evitar esse tipo de acidente”, ressalta o mototaxista Pedro Fonseca Guimarães.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por