As comemorações natalinas passaram e quem não poupou para a festa de Réveillon ou prefere investir em celebrações com baixo custo pode optar em conhecer cachoeiras e parques ecológicos aqui mesmo pelo Norte de Minas.

Os mineiros são os principais brasileiros que buscam em passar a virada de ano fora do estado, contudo, para quem não se programou com antecedência, especialmente nessa época do ano em que tudo fica com um custo alto. 

Em Januária, o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu está aberto para visitação no fim de semana. A entrada é gratuita, mas é preciso contratar um guia para conhecer as principais atrações, como as grutas do Janelão, Caboclo, Carlúcio, Rezar, Bonita, Índio, e Desenho, algumas das mais belas cavernas do Brasil. O gasto para esse passeio arqueológico varia entre R$120 a R$150 que inclui no roteiro, passeio de lancha e guia turístico. 

O valor pode diminuir dependo da quantidade de pessoas interessadas. As visitas devem ser agendadas por e-mail cavernas.peruacu@icmbio.gov.br 
 
VELHO CHICO  
Banhada pelo rio São Francisco, a cidade de Pirapora oferece opção gratuita para quem deseja curtir a virada de ano na praia de água doce. O local está liberado para os banhistas com supervisão do Corpo de Bombeiros Militar que alertam para o cuidado em entrar em rios e lagoas, pois com as últimas chuvas o volume da água aumentou. 

Quem deseja aproveitar a época natalina e o feriado prolongado pode conhecer um dos presépios mais prestigiados do Brasil, que fica no município de Grão Mogol. O “Presépio Mãos de Deus” conta com 16 peças representando personagens de Jesus em tamanho natural, sendo que foi projetado para ser o maior presépio a céu aberto do mundo.

A visitação é gratuita e os turistas também podem aproveitar e conhecer as belas cachoeiras da cidade. 
 
AGITO 
Agora, para quem quer algo mais agitado e não quer pesar no bolso, as cidades de Mirabela e Brasília de Minas oferecem o ‘show da virada’ aberto ao público. Em Mirabela é a primeira vez que isso acontece e além da queima de fogos de artifício, terá apresentações musicais, como a banda Cheiro e Pimenta. 

“Faremos um festejo na virada do ano, com queimas de fogos, apresentações regionais. No sábado estará tudo pronto, isso contribui até para o turismo da cidade. Para aproveitar a estrutura do evento, faremos a inauguração das obras de reforma do terminal rodoviário”, pontua o prefeito de Mirabela, Luciano Rabelo.

Já em Brasília de Minas o réveillon gratuito é realizado há diversos anos e conta com bandas da região e artista da cidade, uma oportunidade para valorizar os cantores norte-mineiros.