Obra inacabada castiga população

Se UPA estivesse pronta atenderia 500 pessoas por dia e ajudaria a desafogar hospitais de Montes Claros

Vitor Costa, sob supervisão do editor
Montes Claros
24/05/2018 às 05:34.
Atualizado em 03/11/2021 às 03:14
 (MANOEL FREITAS)

(MANOEL FREITAS)

Se a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Conjunto Chiquinho Guimarães estivesse pronta, 500 pessoas poderiam ser atendidas no local, o que desafogaria os hospitais de Montes Claros. No entanto, a obra está parada há 2 anos, sem previsão de retomada das intervenções. 

“Paralisaram a construção e os vândalos tomaram conta, causando mais de R$ 2 milhões de prejuízo, segundo a Secretaria de Infraestrutura. Agora, a administração avalia se reinicia a obra, que custará muitos milhões ainda”, diz o vereador Dr. Valdivino (MDB), lembrando que tem até criação de animais nos cômodos da construção. Há também paredes caídas e ferros retorcidos. 

A UPA beneficiaria principalmente a população dos bairros Maracanã, Chiquinho Guimarães, Ciro dos Anjos, Joaquim Costa, Mangues, São Geraldo I e Vargem Grande.

Em encontro com os moradores das proximidades da obra, o prefeito de Montes Claros, Humberto Souto (PPS), afirmou que estudos estavam sendo realizados para garantir a continuidade da obra. 

Mas, segundo Maria Almeida, presidente de uma das associações do conglomerado de bairros, nem vigia para garantir a integridade do local a prefeitura designou. “Eu não creio que essa obra seja finalizada. Antes do último encontro eles deram um prazo de 90 dias e nada foi feito”, reclama. 

Morador da região, o psicólogo Jorge Aquibas afirma que não é interessante apenas entregar a obra, e sim pensar se o município teria como sustentar o local na atual conjuntura econômica. 

“Caso a obra seja entregue, poderá até funcionar por certo período, mas não vai conseguir oferecer os serviços de maior complexidade. Isso poderá se tornar um grande elefante branco. Arcar com as despesas de uma UPA é muito caro. O correto talvez fosse trabalhar no espaço onde seria a unidade, com a baixa complexidade”, opina. 

Vizinha da obra, Juliana Mendes não tem esperanças de que a UPA seja concluída. “Eu não acredito que fique pronta porque já tem muito tempo que nada é feito. Só resta esperança”, diz juliana. 

A Prefeitura de Montes Claros não se pronunciou sobre a Unidade de Pronto Atendimento do Conjunto Chiquinho Guimarães.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por