MOC se prepara para Semana Santa

Missa, procissão, Via-Sacra e muita oração estão na programação de 64 paróquias do município

Gabriela Sales
Montes Claros
23/03/2018 às 06:01.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:59
 (Arquidiocese de Montes Claros/DivulgaÇÃO)

(Arquidiocese de Montes Claros/DivulgaÇÃO)

A intensa programação religiosa da Semana Santa – com missas, procissões, festejos e encenações – costuma atrair muitos turistas, sobretudo para as cidades históricas de Minas. No Norte do Estado, prevalece a tradição da oração em família para a renovação da fé católica. Em Montes Claros, as encenações da Paixão de Cristo reúnem milhares de fieis. 

“É a celebração mais importante da Semana Santa, cheia de significados para todos nós católicos. É um momento de reflexão”, explica a catequista Laís da Cruz, da paróquia São José Operário, do bairro Eldorado. 

Na Catedral Nossa Senhora Aparecida, na região central da cidade, há missas e procissões durante todos os dias após o Domingo de Ramos. O destaque para este ano será a Via-Sacra nas comunidades rurais da cidade. 

Cena comum em cidades como Ouro Preto e Mariana, no município não tem a tradição dos chamados tapetes da Ressurreição, feitos com serragem colorida, mas, segundo informações da arquidiocese, em todas as 64 paróquias haverá celebrações e missas durante toda a semana. 

A arquiteta Sabrina de Lajes, de 43 anos, programa-se para a semana de oração com toda a família. “Temos a tradição de guardar a Semana Santa com muita reza e penitência. Vamos a todas as celebrações e fazemos questão de passar o ensinamentos religiosos aos pequenos”, conta. 

A funcionária pública Sandra Emília Soares, de 47 anos, está a todo vapor na ornamentação da paróquia São Francisco de Assis. “Teremos missas, bênção dos Santos Óleos e muita oração”, reforça. 


Cidades históricas da fé
A programação da Semana Santa também é extensa para quem for visitar as cidades históricas de Minas. Ouro Preto tem tapete de serragem e viagem de trem. Qualquer pessoa pode participar e fazer tapetes para a procissão da Ressurreição, no Sábado de Aleluia. 

Considerada o berço da religiosidade em Minas, Mariana atrai muitos turistas durante a Semana Santa. As festividades começam amanhã com a bênção dos Santos Óleos. Neste dia, todos os religiosos dos 79 municípios que integram a arquidiocese se reúnem.

No Domingo de Páscoa, as ruas se enchem de cores ao serem enfeitadas com tapetes de serragem e as janelas decoradas com colchas de retalho, toalhas bordadas e vasos. A decoração é feita por artistas locais e moradores.

Sabará tem programação intensa no centro e nos distritos. Na Sexta-feira da Paixão haverá a adoração da cruz encenação, sermão e vigília. A primeira procissão do dia sai às 4h da Igreja de São Francisco até a Capela do Senhor Bom Jesus, retornando para a São Francisco. No Domingo de Páscoa, terá, às 7h30, missa da ressurreição no adro da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e procissão.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por