Moc capacita unidades básicas Amigas da Amamentação

Jornal O Norte
16/03/2006 às 10:13.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:31

Montes Claros é o primeiro município, no estado, a capacitar suas unidades básicas de saúde para a Iniciativa unidade básica Amiga da Amamentação - a partir da realização de curso, iniciado no dia 13 e que se estenderá até o dia 31 de março, envolvendo 40 profissionais médicos, enfermeiros, auxiliares de saúde e agentes comunitários de saúde por 20 horas semanais, totalizando cerca de 120 treinandos até o seu termo final.

Sob a coordenação do médico Antônio Prates Caldeira, o curso de capacitação está acontecendo nas dependências do hospital Aroldo Tourinho – parceiro da Iniciativa com o Banco de Leite – e tem o seguinte conteúdo: histórico da amamentação, razões do desmame, anatomia da mama e fisiologia da lactação, principais dificuldades, uso de medicamentos e amamentação, sexualidade durante a gravidez, aspectos psíquicos da gravidez, e parto, dentre outros.

O principal objetivo da capacitação é a busca de mudança de práticas e maior apoio às mães, desde o pré-natal.

DEZ MANDAMENTOS

De acordo com o Ministério da Saúde, as unidades básicas de saúde deverão adotar na Iniciativa os dez passos para o sucesso da amamentação.

1- A promoção, a proteção e o apoio ao aleitamento materno deverão ser transmitidos através de normas a toda a equipe da unidade de saúde.

2- O treinamento da equipe da unidade de saúde, capacitando-a para a prática do que prescreve a referida norma.

3- orientação às gestantes e mães sobre os direitos e vantagens do aleitamento materno, para que elas promovam a amamentação exclusiva até os 06 meses e complementada até os 02 anos ou mais.

4- Oitiva das preocupações, vivências e dúvidas das gestantes e mães sobre a prática de amamentar, fortalecendo a autoconfiança da paciente.

5- Orientação às gestantes sobre a importância de iniciar a amamentação na primeira hora após o parto, com o bebê em alojamento conjunto.

6- Ensinamento às gestantes e mães como amamentar e manter a lactação, mesmo quando forem sair com seus filhos.

7- Orientação as nutrizes sobre o método da amenorréia lactacional e outros métodos contraceptivos na amamentação.

8- Estimular a amamentação sob livre demanda.

9- Orientação às gestantes e mães sobre os riscos do uso de fórmulas infantis, mamadeiras e chupetas, não permitindo propaganda e doações destes produtos na unidade de saúde.

10- Criar grupos de apoio à amamentação, acessíveis a todas as gestantes e mães, procurando envolvê-las.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por