Mercado de Moc se firma como atração turística

Jornal O Norte
08/09/2005 às 10:08.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:51

Railda Botelho


Repórter


railda@onorte.net

O mercado municipal de Montes Claros tornou-se referência turística, além de ponto de encontro de amigos durante os finais de semana. É comum, principalmente aos sábados de manhã, amigos que hoje vivem distantes de Montes Claros, ou mesmo aqueles que não têm muita oportunidade de se encontrarem normalmente, devido à correria da semana, marcar aquele encontro no mercado municipal, e fazer a amizade e a alegria do reencontro valer uma vida inteira, regada por goles de bebidas e deliciosos tira-gostos.

Próximo ao mercado municipal encontram-se ainda casarões antigos, que proporcionam, principalmente aos turistas, uma viagem ao passado da cidade, onde ainda o romantismo e a saudade existem em meio à arquitetura imponente.

O casarão dos Oliveiras, ou solar dos Oliveiras, compõe o conjunto arquitetônico histórico da Praça da Matriz, destacando-se pela sua bela arquitetura, que se divide em dois pavimentos, com grandes portas e janelas voltadas para a praça.

MOMENTOS DE LAZER

O espaço cultural do mercado municipal é outra opção para os freqüentadores, feirantes e visitantes, que se deliciam com a arte, bem próxima a eles, o que lhes proporciona momentos de lazer diferentes além de um enriquecimento cultural rústico e ao mesmo tempo artístico e rico em variedades.

Existe um projeto, através da prefeitura municipal, no sentido de transformar a região da Matriz em um importante corredor cultural. Os artesãos de Moc já possuem um espaço permanente no mercado, para que possam expor e comercializar seus produtos, sendo que o projeto é fruto de parceria entre a prefeitura e a ACI - Associação comercial, industrial e de serviços. O maior objetivo dessa parceria é valorizar o artesanato local, promovendo a geração de renda.

O espaço cultural do mercado municipal fica aberto ao público de segunda a sábado, e no local os visitantes têm a oportunidade de apreciar e adquirir as peças de cerca de 14 artistas que participam do projeto empreendedor da ACI.

De acordo com a gerente de Turismo e Eventos da secretaria municipal de Indústria, Comércio e Turismo Kênia Torres, a parceria visa reforçar cada vez mais uma das prioridades da administração, que é a valorização do trabalho local, assim como criar espaços e oportunidades para que novos empreendedores apostem no turismo regional.

MAIS ATRATIVOS

Devido à diversidade do artesanato, Kênia afirma que o comércio terá mais atrativos e, conseqüentemente, melhorias em prol do mercado informal. O mercado municipal de Moc é considerado o lugar em que a população pode unir o útil ao agradável, no sentido da palavra, ou seja, é lá que todos certamente vão encontrar diversão, gente amiga, frutas, verduras e outros produtos da roça, atrações musicais e culturais, com diversos artistas da terra e da região, entre eles Herbert Lincoln, Jean Carlo e Stradeiro, Charles Boa Vista e Carlos Maia, Nô Violeiro e Campinense, além de tantos outros artistas anônimos, que emprestam o seu talento de forma simples e descontraída aos visitantes do mercado.

O Psiu poético, que é realizado todos os anos no mês de outubro, e se trata de uma grande festa artística e cultural, já tem cadeira cativa no que se refere a um dia de apresentações no mercado,  como forma de levar a suavidade da poesia ao cotidiano rústico da feira.

Letícia Trindade, que vende flores e ervas no mercado municipal, diz que não existe nada mais bonito e doce do que poetas recitando os seus poemas, enquanto os feirantes trabalham e as pessoas fazem sua feira, calmas e tranqüilas, embaladas pelos versos dos poemas.

- O Psiu poético no mercado municipal faz a diferença, principalmente para eu, que moro na roça, e não tenho a oportunidade de visitar o Centro Cultural nos dias de festa do Psiu poético - diz Letícia.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por