Mau cheiro revolta moradores do JK; comunidade culpa fábrica de laticínios

Christine Antonini
Montes Claros
19/08/2017 às 01:10.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:09
 (Christine Antonini)

(Christine Antonini)

Os moradores do bairro reclamam do mau cheiro ocasionado pela fábrica de lacticínio Vida, localizada na avenida Osmane Barbosa. O cheiro, que lembra o de amônia, fica no ar o dia todo, mas é durante a noite que o odor se intensifica. Além de incomodar as pessoas, alguns vizinhos chegam a passar mal.

A fábrica existe há quase 18 anos no mercado de Montes Claros e sempre no mesmo endereço, próximo à escola Estadual Professora Helena Prates e de igrejas. Segundo relatos dos moradores, a fábrica nunca tinha apresentado problemas para a região. Contudo, nos últimos meses, o odor apareceu, junto com um líquido que escorre nas ruas.
“Não sei o que eles fazem, mas acredito que seja produto dos tambores de leite, pois o líquido fede a azedo e se parece com soro usado para fazer queijo. O cheiro é misturado com amônia e é tão forte que as crianças não conseguem continuar brincando na rua”, conta Márcia Prates Dias, que vive há 19 anos no bairro.

O odor afeta principalmente residências em frente a fábrica. Uma delas é Rosângela Alkimin, que mora no bairro JK há 20 anos. “O fedor lembra o cheiro de chiqueiro, comida azeda e fezes. Temos que fechar as portas janelas e ligar o ventilador. É horrível”, relata.

Segundo o gerente de fiscalização municipal, Eduardo Gomes, qualquer tipo de poluição, seja do solo, da água ou do ar que esteja irregular é considerado crime ambiental. “Pelos relatos, com certeza a empresa está com alguma falha no seu processo de controle ambiental, pode ser advertida, multada e até mesmo embargada. Depende do grau de poluição causada”, pontua.
 
RESPOSTA
O gerente do lacticínio Vida, Daniel Patrocínio, relatou que foi feita uma audiência pública na Câmara Municipal para discutir sobre o mau cheiro na região norte da cidade. Além da fábrica, outras empresas também foram convidadas para se apresentar na audiência. “Nas discussões ficou decidido que membros da prefeitura iriam até as instalações das empresas para verificar in loco o mau cheiro que cada indústria da região emite. No caso específico dos Laticínios Vida, ficou constatado claramente que não somos os culpados por mau cheiro na escala reclamada pelos moradores”.

No entanto, Eduardo Gomes alega que desconhece a medição. “Não existe aqui a medição do odor. Isso não poderia estar acontecendo. Vamos cobrar a solução do problema o mais ágil possível”, disse o gerente da fiscalizção.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por