Com objetivo de ressaltar a importância do aleitamento materno e incentivar as mulheres a amamentar seus bebês, o grupo de “Mães Amigas de Moc” promove no próximo sábado (5), a terceira edição do ‘Mamaço’, evento realizado em todo país em comemoração a Semana do Aleitamento Materno. 

A última edição do Mamaço reuniu dezenas de gestantes, lactantes e pessoas interessadas no assunto. Leticia Novato está a frente da organização do evento e pontua que ainda existem mães que têm vergonha de amamentar em público. “Algumas mães se sentem envergonhadas de praticar o ato fora de casa, por serem tímidas ou porque ainda existem pessoas que ‘olham torto’ quando observam a amamentação. Temos visto muitas mulheres sofrerem constrangimento em público. As mulheres devem ter a consciência que a ama-mentação é algo natural, ato de amor e não imoral”, enfatiza. 

O evento será realizado na praça Doutor Carlos Versiani, às 9h. No local, haverá enfermeiros ensinando as mulheres a amamentar e como tirar o leite materno.  

IMPORTÂNCIA
O leite materno deve ser o primeiro alimento do recém-nascido. Nele existem diversas vitaminas que contribuem para o desenvolvimento da criança e ainda previnem possíveis doenças. 

A responsável pela maternidade do Hospital Mario Ribeiro, Maria Fernanda Martins, destaca que a amamentação também é saudável para mãe. “Ela também contribue para o vínculo afetivo entre mãe e filho, pois, através desse ato, a mãe se sente mais segura, menos ansiosa, seu útero volta ao tamanho normal e mais rapidamente, além de apresentar menos chances de desenvolver anemia, hemorragias, câncer de mama e ovário no pós-parto”, explica Fernanda.