Macaco é agredido no Funcionários

Ibama diz que ataques a animais aumentaram após surto de febre amarela, mas primatas não transmitem a doença

Christine Antonini
Montes Claros
14/02/2018 às 23:52.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:22
 (Divulgação / bombeiros)

(Divulgação / bombeiros)

O Corpo de Bombeiros resgatou na tarde de ontem, no bairro Funcionários, um macaco da espécie sagui com ferimentos causados por apedrejamento. O animal foi atingido na boca e nos olhos. A agressão pode ter ligação com a tentativa de populares de conter a febre amarela.

Segundo o Corpo de Bombeiros, ao chegar para atender a ocorrência, o animal estava acuado. Os militares informaram que não receberam informações sobre os autores e os motivos da agressão. 

Analista do Ibama, Daniel Dias conta que os casos de animais feridos por humanos aumentaram desde que algumas regiões do Estado registraram alta nos diagnósticos de febre amarela. “Não sabemos o número exato de macacos feridos, mas o que temos percebido é que os casos têm sido mais frequentes após o surto de febre amarela, pois algumas pessoas ainda associam o macaco à figura de transmissor (da doença)”, pontua. 

O analista ainda reforça que o macaco não é transmissor da febre amarela e sim mais uma vítima dela. “A doença é transmitida por um mosquito. Lembramos que o macaco é um sentinela que pode revelar o surgimento da febre amarela e de outras doenças que podem atingir os humanos”. 

O tenente Davi Júnior, da Polícia Militar de Meio Ambiente, explica que maus-tratos a animais é crime e pode render de três meses a um ano de prisão, para espécies comuns, e de um ano a três anos de prisão no caso de espécies ameaçadas de extinção, com multa de R$ 8,6 mil. 

O macaco foi levado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). De acordo com o órgão, ele pode ficar cego.
 
FEBRE AMARELA
Na semana passada, o Norte de Minas entrou no mapa da Secretaria de Estado de Saúde de casos suspeitos de febre amarela. Além de Montes Claros, Janaúba e Bocaiuva também investigam possíveis registros da doença.

A Prefeitura de Montes Claros fechou o Parque Florestal Sapucaia com a justificativa de ser uma medida preventiva no combate à febre amarela. A Superintendência Regional de Saúde em Montes Claros informou ainda que intensificou a cobertura vacinal na região Norte e que aguarda para a próxima semana o resultado dos exames para tomar outras providências.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por