Mão de obra pronta para o mercado: Sistema S qualifica trabalhadores para atender à região

Márcia Vieira
15/09/2017 às 00:49.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:34
 (Divulgação)

(Divulgação)

O setor empresarial da região Norte de Minas sinaliza otimismo e comemora o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Para o empresário João Henrique Almeida Souza, presidente do Conselho Nacional do Sesi/Senai, o momento é o de investir na mão de obra qualificada para atender a demanda que vem por aí.

Em visita à região, o presidente destacou a O NORTE que o país apresenta sinais de que vai retomar o ciclo de crescimento.

“O Brasil tem uma queda substancial de inflação, tem queda de juros e depois de um PIB negativo em muitos anos, terá um salto positivo este ano e de forma mais efetiva em 2018”, declarou.

O presidente ainda destacou que este é o momento em que as coisas acontecem. “Todos os nossos números em exportação batem recorde, a indústria automobilística começou a dar números positivos e a recuperação do emprego começa a ser feita. Essa feira que acontece em Montes Claros (Fenics) é um exemplo do fortalecimento da indústria e uma declaração de que o Brasil entra definitivamente na sua recuperação”, disse.
 
MÃO DE OBRA
Uma das alternativas criadas pelo Sesi/Senai para abastecer a indústria é a “Escola Móvel”, que nasceu em 2011 por iniciativa de Olavo Machado, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e que já percorreu 358 cidades mineiras. Neste período, foram mais de 53 mil alunos capacitados. Até 30 de outubro, a escola fica na cidade de Bocaiúva.

“As pessoas que fazem o curso saem diplomadas e aptas a realizarem o trabalho para o qual foram treinadas. Na maioria das vezes elas são absorvidas pelas indústrias da própria cidade onde se prepararam”, afirma o presidente.
 
MODELO PIONEIRO
O modelo, pioneiro em Minas, chamou a atenção de outros estados, o que fez com que o Sesi/Senai iniciasse estudos para adaptar o programa à realidade dos Departamentos Regionais da entidade.

Adauto Marques, presidente da Fiemg Regional Norte, destaca que a estrutura da escola, montada em galpões, minimiza custos: “Não construímos prédios, com isso, reduzimos os custos e resgatamos a cidadania através da qualificação e permitindo às pessoas a possibilidade de emprego ou o retorno ao mercado de trabalho”, disse.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por