Lojistas e moradores reclamam da falta de iluminação no centro de Montes Claros

Montes-clarenses se queixam de ruas escuras e falta de manutenção da rede pela prefeitura

Márcia Vieira
Montes Claros
21/06/2017 às 19:23.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:11
 (Márcia Vieira)

(Márcia Vieira)

Milhares de cidadãos montes-clarenses convivem diariamente com a insegurança e com o medo por causa de trechos do centro da cidade que estão completamente às escuras. A escuridão também reduz o movimento em alguns locais, causando prejuízos para lojista.

No coração da cidade, a rua Presidente Vargas, antiga Rua XV, e hoje dominada pelo comércio, mas proprietários e funcionários dizem que o movimento caiu junto com a queima das lâmpadas dos postes. “Todos nós estamos correndo risco. Quem trabalha e quem frequenta o espaço. Já pedimos na prefeitura a troca de lâmpadas, só que, até o momento, nada foi feito” aponta Fernanda Berto, que trabalha em um dos trechos mais prejudicados.

No mesmo quarteirão, J. R. trabalha em um estabelecimento até às 22h. “São 3 ou 4 postes com lâmpadas queimadas. Está impossível transitar por aqui e as pessoas ficam com medo de chegar à loja”, diz.

O vereador Valcir Soares declarou que “foram identificados 53 pontos de escuridão na zona urbana e muitos outros na zona rural de Montes Claros, e, apesar dos requerimentos enviados ao Executivo, não houve retorno”. O vereador Ildeu Maia, foi mais longe. “Nos poucos locais onde houve a troca, a qualidade do serviço é ruim. Em menos de 60 dias, as lâmpadas estarão queimadas”, sugeriu o vereador, da tribuna.

O NORTE tentou contato nos telefones anunciados pela prefeitura para solicitação de serviços, mas as ligações não foram atendidas. Já na assessoria de comunicação, ninguém foi encontrado para falar sobre o assunto.

Opção que encarece
Desde o ano de 2015, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) transferiu para os municípios a responsabilidade de gerenciar a iluminação pública. O setor é prioritário dentro do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams), que atua como facilitador dos municípios em diversas áreas, a partir da adesão pela administração.

O Cimams atua na central de compras, licitação e outras demandas onde haja dificuldade. Além da taxa mensal, o município paga por serviço contratado.

“Atendemos a 74 prefeituras, mas o administrador tem a liberdade de escolha. Em Montes Claros, a gestão optou por desenvolver o serviço de iluminação por meio da Esurb”, destaca Luiz Lobo, secretário executivo do Cimams.

Pelo consórcio, a prestação de serviço na cidade sairia mais em conta do que em alguns municípios com logística mais complexa, e o cidadão teria à sua disposição um telefone 0800 para solicitação de serviços. “Somos ágeis e temos equipe para atender as zonas urbana e rural no prazo de 24 a 48h”, disse. Lobo acrescentou que o Cimams investe também na expansão e melhoria de serviços. (MV)

 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por