Diversos setores vão trabalhar em horários especiais durante o feriadão. Os órgãos públicos de Montes Claros, como Prefeitura e Câmara Municipal, só voltam a funcionar na quarta-feira. 

De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), grande parte do comércio montes-clarense deve funcionar normalmente em todo fim de semana, alguns inclusive aos domingos, como o segmento de vestuário e bebidas. Na segunda-feira, o horário será normal no Centro da cidade. Na terça-feira, feriado de Carnaval, as lojas ficam fechadas. 

“Temos um acordo entre o patronal e sindicato dos comerciários que permite a troca do descanso da segunda-feira de Carnaval pelo feriado da Consciência Negra”, explica o presidente da CDL, Ernandes Ferreira. 

O Mercado Municipal fechará apenas na terça-feira. A coleta seletiva será realizada normalmente, e o parque municipal também estará ativo. 

O Montes Claros Shopping irá funcionar normalmente hoje. De domingo a terça-feira, as lojas estarão fechadas e a abertura da praça de alimentação e lazer é facultativa. Na quarta-feira, o shopping abrirá às 12h.

Já o Shopping Ibituruna funcionará normalmente no sábado e domingo. Na segunda e na terça-feira as lojas estarão fechadas. A praça de alimentação e o cinema funcionam todos os dias