Inscrições abertas para o 7º Torneio Leiteiro

Realizada pela Sociedade Rural, competição elege na Expomontes vaca que mais produz leite do Norte de Minas

Christine Antonini
Montes Claros
20/06/2018 às 07:07.
Atualizado em 10/11/2021 às 00:50
 (Solon Queiroz/divulgação )

(Solon Queiroz/divulgação )

Estão abertas as inscrições para a 7ª edição do Torneio Leiteiro, modalidade que está dentro da programação da 44ª Expomontes, que será realizada de 29 de junho a 8 de julho, no Parque de Exposição João Alencar Athayde. 

O objetivo da competição é divulgar a atividade leiteira em todo Norte de Minas. Podem participar da disputa os produtores rurais que se dedicam à bovinocultura leiteira. 

O leite é um dos principais produtos do agronegócio brasileiro e mineiro. Somente nas fazendas do Norte de Minas cadastradas na Sociedade Rural são produzidos cerca 300 mil litros por dia – o que alavanca a economia da região, com a produção de queijos e derivados laticínios. 

“Nossos fazendeiros vendem para várias cidades, principalmente as cooperativas. Com o torneio percebemos uma interação entre produtores e a demonstração prática da viabilidade da pecuária leiteira na nossa região”, pontua Otaviano Pires Júnior, diretor de Pecuária Leiteira da Sociedade Rural de Montes Claros.

As vacas competidoras são monitoradas e ordenhadas durante três dias. No ano passado, a França, da raça holandesa, levou o título de campeã: de uma fazenda de Bocaiuva, produziu por dia uma média de 55 quilos de leite. 

A campeã recebe uma faixa com o título e o fazendeiro, além do troféu, ganha um banho com o leite produzido pelo animal.

As inscrições para participar da competição são gratuitas e podem ser feitas até 30 de junho, na Sociedade Rural, que fica dentro do Parque de Exposição João Alencar Athayde. Mais informações pelo telefone 3215-1212.
 
ALIMENTAÇÃO
O veterinário e especialista em medicina de produção de gado de leite Felipe Drumond explica que a alimentação da vaca leiteira deve ser diferenciada. Além do melhoramento genético, esses animais são alimentados com produtos volumosos (capim, sorgo, cana) e com cereais, como milho, farelo de arroz e amendoim.

“Esse gado também precisa de conforto, como sombra, sol na medida certa, água limpa e não pode andar muito. Alimentação adequada junto a esse tratamento, a vaca produz muito mais leite”, conclui o especialista.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por