Igreja Presbiteriana de Moc completa 60 anos

Jornal O Norte
29/09/2005 às 10:41.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:52

Railda Botelho


Repórter


railda@onorte.net

A primeira Igreja Presbiteriana lança nesta quinta feira, às 19h30 a obra literária denominada Sessenta anos de história da Primeira Igreja Presbiteriana de Montes Claros. O livro foi escrito a quatro mãos pelos professores de história, Isac dos Santos Lima e Hélio Evangelista Oliveira, membros da igreja.

A primeira tentativa do trabalho presbiteriano em Montes Claros, conforme informaram os autores do livro ocorreu por volta de 1906-07 através dos reverendos Edward Finlay, Alexander Reese e Franklin Graham, sendo que em 1920 o reverendo Alexander retornou à cidade com o propósito definido de construir um salão próprio para a igreja, para o inicio dos trabalhos. No entanto, a sua pretensão não foi adiante devido à sua transferência da cidade pela missão missionária central.




Sede atual da Primeira Igreja Presbiteriana que comemora aniversário


com lançamento de livro narrando sua história (Foto: divulgação)

SEGUNDA TENTATIVA

De acordo com Isac Santos Lima, o inicio dos trabalhos ocorreu em uma segunda tentativa, com a chegada da família Willy Bald Bradbury, que a principio mantinha as reuniões em sua própria residência, isto por volta de 1937-1938, fixando-se mais tarde em um imóvel que foi alugado na Rua Ruy Barbosa número 136.

De lá para cá, conforme explicou Isac Lima, o trabalho missionário veio crescendo a partir da agregação de outros familiares, fazendo com que houvesse a necessidade de um local maior, passando a congregação a funcionar em outro imóvel, desta vez na Rua Januária, ocasião em que recebeu novos missionários, entre eles o Reverendo Rodger Wallace Perkins.

Em 1944, um ponto de pregação, denominado como Primeira Igreja Cristã Presbiteriana de Montes Claros foi inaugurado em terreno adquirido na avenida Francisco Sá, numero 190, sendo organizado oficialmente como templo, e consagrado em 14 de abril de 1946.

Devido ao crescimento acelerado de membros, e por volta dos anos 1940 até o final dos anos 1970 a igreja recebeu missionários norte-americanos que foram enviados pela missão Brasil-Central.

Este teria sido o período de maior crescimento da igreja, durante o qual ficou patente a necessidade de mais espaço. Desta forma foram demolidos os dois primeiros templos para a construção de um novo espaço, que comportasse o número de membros.

BONS FRUTOS

Em 1961, no final da permanecia dos pastores americanos o templo presbiteriano recebeu pastores brasileiros. O primeiro a chegar foi o reverendo Carlos Araújo, sendo que ao longo dos anos vários outros ministros evangélicos passaram pela igreja. O reverendo Warley Ramos da Silva é quem conduz os trabalhos nos dias atuais.

O reverendo Warley Ramos explicou que a igreja vive, hoje, um período de ascensão, e que graças aos trabalhos evangélicos que tiveram inicio ao longo dos anos, a igreja colhe bons frutos, como, por exemplo, a implantação de três congregações na Vila Telma, Panorama II, e em Bocaiúva, além de seis igrejas organizadas e o colégio presbiteriano, de primeira a oitava séries, sendo que o principal objetivo é a propagação do evangelho através dos cultos solenes realizados aos domingos e em outros dias da semana, além de ministérios de louvor e adoração, integração familiar, visitação, ação social, evangelização, e principalmente, missões.

A Primeira Igreja Presbiteriana de Montes Claros conta atualmente com 212 alunos matriculados, 350 membros comungantes e mais de 60 não comungantes.  

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por