Governo anuncia novas ações para o programa Leite pela vida

Jornal O Norte
15/12/2005 às 11:02.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:55

A presidente do Servas - Serviço de voluntários de assistência social, Andréa Neves, esteve nesta semana (terça-feira) em Montes Claros. Ela participou, na Casa da Pastoral, bairro Santo Antônio, do VI Seminário de avaliação e diretrizes do recadastramento do programa Leite pela vida. O programa, do governo de Minas Gerais, realizado através da Sedvan - Secretaria de estado para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, e o Idene - Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas, em parceria com a Pastoral da Criança, está garantido a distribuição, na região, de 150 mil litros-dia de leite pasteurizado.

Andréia Neves assinou, ainda, convênio no valor de R$ 1 milhão com a Sedvan que se refere à entrega de 1.539 kits a serem utilizados pela pastoral, materiais necessários para melhorar a distribuição do leite. O kit contém baldes, bacias, canecos, conchas, caçarolas, talheres e pratos.

PERSPECTIVAS

O seminário, que começou na terça-feira se estendendo até quarta, contou com a presença de representantes das Pastorais Sociais, dos laticínios, do Servas, além de representantes da Sedvan/Idene. A finalidade foi fazer uma avaliação do que já foi alcançado e preparar as diretrizes e perspectivas do próximo módulo.

Andréia Neves foi recebida na Casa da Pastoral por cerca de 800 representantes de 193 cidades, onde é distribuído o Leite pela vida. Também estavam presentes os arcebispos Dom Geraldo Magela de Castro, de Montes Claros, Dom Paulo Lopes de Faria, de Diamantina, e os bispos Dom Diogo Reefink, de Teófilo Otoni, e Dom Hugo Hunsk, de Almenara, além de diversos padres do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha.

PASTORAL DA CRIANÇA

Na abertura dos debates, na terça-feira pela manhã, o assessor chefe da Sedvan, Luiz Henrique Maia Santiago disse que o programa é considerado pelo ministério do Desenvolvimento Social e de Combate a Fome como o mais organizado do Brasil.

- Isto é por conta da Pastoral da Criança. Estes dois anos e pouco de parceria mostram que, mesmo com os problemas, estamos indo bem.

Vanderlei Soares de Aguiar, do Laticínio Cristal, de Riacho dos Machados, falou sobre sua experiência no programa. Há um ano trabalhando nesta parceria, distribui atualmente 2.500 litros por dia.

- Este programa não pode acabar. É ele que salva o pequeno produtor, e nós, pequenos empresários.

BENEFÍCIOS

O programa Leite pela vida assegura a aquisição de 150 mil litros de leite, por dia, de pequenos produtores da agricultura familiar, para distribuição entre famílias de baixa renda em 194 municípios. Atualmente, são 555 pontos de distribuição e 2.780 produtores rurais participando dele. Mensalmente, são R$ 4,5 milhões que entram na região.

Ele vem fazendo diferença para a nutrição infantil. Além disso, por meio de uma política de compra local do alimento, de pequenos produtores, possibilitou-se um apoio à cadeia produtiva do leite, gerando novos postos de trabalho e fixando o homem no campo, além de reabrir cooperativas antes fechadas em toda a região.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por