Falta de faixa deixa pedestre em risco

Avenidas movimentadas não têm sinalização que facilita travessia; este ano, cidade registrou 217 atropelamentos

Christine Antonini
Montes Claros
18/11/2017 às 07:24.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:45
 (Christine Antonini)

(Christine Antonini)

A falta de sinalização ameaça a vida de pedestres em Montes Claros. Obrigados a disputar espaço com carros, motos e caminhões, eles se tornam vítimas de acidente principalmente em vias de maior movimento, como as avenidas João XXIII e Deputado Plínio Ribeiro. Quebra-molas e semáforos muitas vezes não bastam para garantir a proteção de quem está a pé, devido à extensão das vias. 

Segundo o Samu, este ano, até 9 de novembro, 217 pedestres foram vítimas de acidentes de trânsito na cidade. Dois morreram. Em 2016, houve 298 atropelamentos, com seis mortes. No ano anterior, foram 347 ocorrências. 

A avenida João XXII dá acesso à estrada de Januária. Nela ficam a sede da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) e também o hospital Aroldo Tourinho. O fluxo de veículos é intenso durante todo o dia, especialmente no horário de pico.

As pessoas se arriscam diariamente em meio aos carros para atravessar a pista. Mesmo em frente ao UAI, não há faixa de pedestres – em 2016, houve 103 acidentes envolvendo carros e motos e seis atropelamentos. 

“Os idosos têm maior dificuldade para circular na avenida. Já presenciei diversos acidentes, inclusive ajudei a socorrer uma mulher no ano passado”, conta Janice Moreira, dona de uma loja na avenida João XXIII. 

Embora conte com uma passarela, a avenida Deputado Plínio Ribeiro é considerada a mais perigosa de Montes Claros para os pedestres. Ali, foram registrados 169 acidentes de trânsito no ano passado, 14 com pedestres. A via corta nove bairros e dá acesso a diversas cidades, incluindo Belo Horizonte. Além de veículos com placa de Montes Claros, também recebe caminhões de carga e ônibus. 

Segundo o presidente da McTrans, José Wilson Guimarães, estão sendo feitos 20 projetos para instalação de faixas de pedestres em diferentes pontos da cidade. Contudo, o local em frente à UAI não está entre os contemplados, pois demandaria um “estudo diferenciado”. 

Já em relação à avenida Deputado Plínio Ribeiro, o presidente da McTrans acredita que a implantação do trevo da Real irá ajudar a diminuir o tráfego de veículos. Segundo ele, todo o trecho será pintado. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por