Fórum de atenção integral ao adolescente movimenta jovens de Montes Claros

Jornal O Norte
29/11/2005 às 11:01.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:55

Foi realizado no último sábado, 26, o I Fórum de atenção integral do adolescente de Montes Claros, que reuniu cerca de 550 crianças e adolescentes dos pólos regionais do Delfino, Major Prates, Independência, Morrinhos e Santos Reis. O evento, coordenado pela Apas - Associação de promoção e ação social, teve promoção das secretarias municipais de Assistência Social, Educação e Saúde, com apoio do Consep - Conselho municipal de Segurança Pública.

O fórum foi dividido em duas fases. A primeira, realizada nos dias 23 e 24 de setembro, no auditório da Fundação Educacional de Montes Claros (Escola Técnica), contou com participação de representantes de entidades, empresas e sociedade civil, que cuidam dos adolescentes na cidade. O objetivo desta segunda etapa foi verificar, conforme o olhar dos adolescentes, os problemas e as possíveis soluções. A intenção do fórum, segundo a presidente da Apas, Vera Lúcia Pereira, foi promover um grande envolvimento dos especialistas e das pessoas que lidam com a criança e o adolescente no município, para que as ações possam ser desenvolvidas de forma conjunta.

- Para garantir resultados mais positivos e com maior visibilidade, na construção de um modelo de atenção integral ao adolescente de Montes Claros, é fundamental o envolvimento também dos próprios adolescentes – diz Vera.

GRUPO MADURO

Dentre os problemas apontados se destacam, em todos os pólos, a falta de lazer, de segurança, de emprego e de cursos profissionalizantes. De acordo com um dos facilitadores do evento no Independência, Laudenilson da Silva Oliveira, da secretaria de Saúde, um aspecto interessante foi a organização dos próprios adolescentes durante a elaboração dos trabalhos:

- Tivemos a surpresa de encontrar um grupo bem maduro. Tanto as crianças quanto os adolescentes estão preocupados não só com a falta de lazer, mas também com os problemas sociais, desde a infra-estrutura dos bairros até as questões relacionadas à saúde, educação e cidadania.

No pólo do Santos Reis, a facilitadora Daiana Barbosa de Quadros, da secretaria de Governo, pôde observar também o envolvimento dos adolescentes com os problemas da sociedade. Segundo ela, um dos pontos relevantes foi a necessidade de se trabalhar também a família:

- Para eles, uma família estruturada diminuiria os problemas de gravidez precoce, drogas e violência.

Dentro da programação houve, ainda, várias apresentações artísticas, como danças típicas e hip hop. Os trabalhos terão seqüência no próximo sábado 03 dezembro, nos pólos do Cintra, Maracanã, Renascença e Vila Oliveira.

Preocupada com o grande número de reclamações que já estão chegando à sua equipe de fiscalização sobre a poluição sonora no centro de Montes Claros neste período natalino, a secretaria municipal de Meio Ambiente está desenvolvendo, junto aos comerciantes do município, uma campanha de conscientização.

O objetivo, segundo a gerente da secretaria Anildes Lopes Evangelista, é despertar nos empresários a idéia de que é possível vender, atingir bons resultados e respeitar o meio ambiente, tudo ao mesmo tempo.

- O desenvolvimento sustentável é fundamental para todas as áreas do setor produtivo. Sabemos que a propaganda é importante para as vendas, não só no fim de ano, como em todas as outras épocas. Só que existem formas e formas de propaganda. Às vezes, um impacto sonoro forte, com caixas de som em volume muito alto instaladas nos passeios, pode até atrapalhar, espantando a clientela que não gosta desse nível de barulho - afirma.

De acordo com Anildes, a determinação à equipe de fiscalização é que o trabalho neste final de ano nas lojas do centro da cidade seja educativo e não punitivo.

- A intenção não é punir ninguém. Muito pelo contrário. O que queremos é viabilizar o diálogo entre as partes, para que possamos atingir o equilíbrio ambiental, tão importante nessas relações. O comerciante precisa vender, mas o potencial consumidor precisa ser respeitado - ressalta.

Segundo a lei municipal de meio ambiente, em vigor há 14 anos, para cada período, os níveis máximos de som são os seguintes: Diurno (entre 7 e 19 horas) – 70 decibéis; Vespertino (entre 19 e 22 horas) – 60 decibéis; Noturno (entre 22 e 7 horas) – 50 decibéis.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por