Estudantes do Norte de Minas participam de conferência nacional pelo meio ambiente

Jornal O Norte
20/04/2006 às 11:16.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:33

Dois alunos de escolas estaduais da Superintendência regional de Ensino de Montes Claros participarão, como delegados, da II Conferência nacional infanto-juvenil pelo Meio Ambiente, que acontece de 23 a 28 de abril em Luziânia (GO), sob a organização e realização dos ministérios da Educação e do Meio Ambiente, em Brasília.

Atuando em comunidades locais e desenvolvendo compromissos de uma consciência ambiental em projetos de sustentabilidade da biodiversidade na região, os alunos Pedro Henrique Santos Mota (ensino médio), da Escola estadual Amâncio Juvêncio da Fonseca, em Claro dos Poções e João Sidney Santos Silva (ensino fundamental), da Escola estadual Levi Durães Peres, em Montes Claros foram selecionados para participar da conferência nacional, que mobilizou em seu processo de seleção mais de quatro milhões de alunos, 11. 500 escolas e 216 comunidades em todo Brasil.

A forma de seleção dos alunos foi estimulada, por meio de debates em todas as escolas do ensino fundamental no País acerca de temas sócio-ambientais, trazendo e ampliando responsabilidades globais e ações locais para a pauta da educação. Assim, as comunidades escolares mobilizaram-se a partir de quatro temas, tendo como base a popularização de Acordos Internacionais, tais como: Biodiversidade, Mudanças Climáticas, Segurança Alimentar e Diversidade Étnico-Racial.

AGENDA 21

Segundo os diretores das duas escolas, Adalton Caldeira Fonseca e Aparecida Soares Silva Abreu esses projetos de sustentabilidade, desenvolvidos pelos alunos, fazem parte das atividades da Agenda 21, cujo principal documento foi aprovado durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em 1992 – a ECO-92.

A Agenda 21 visa ainda à promoção do desenvolvimento ambiental sustentável, por meio do processo de participação das comunidades locais e do envolvimento da sociedade na defesa de um meio-ambiente sustentado no qual se discute temas ligados pelas dimensões socioeconômicas local e global.

O projeto de sustentabilidade ambiental desenvolvido pelos alunos caracteriza-se, de acordo com os diretores, como sendo o envolvimento da escola juntamente com a comunidade local na preservação de nascentes, córregos e rios, com o povoamento de espécies de peixes (alevinos), além do replantio de árvores nativas e o reflorestamento da flora em extinção na região.

APOIO

A diretora da SRE Montes Claros, Maria Salete de Souza Nether, disse que a seleção dos alunos para II Conferência nacional é o reconhecimento de um trabalho que vem sendo desenvolvido, ao longo dos anos.

- Um trabalho feito em todas as escolas da região, com a integração de diversas ações da escola com a comunidade, bem como a participação social no resgate do meio ambiente e do envolvimento da cidadania na busca de projetos de desenvolvimento local sustentável - diz Salete Nether.

Ela garantiu também o apoio da SRE Montes Claros a esses alunos selecionados para Conferência infanto-juvenil, salientando que vai oferecer as condições necessárias para o deslocamento dos alunos de Montes Claros até o aeroporto internacional Tancredo Neves (Confins/Belo Horizonte), onde eles embarcarão com destino à Brasília-DF e de lá até a cidade de Luziânia (GO), sede da II Conferência nacional.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por