Empresas e instituições se unem no combate à hipertensão

Jornal O Norte
09/03/2006 às 11:11.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:30

Lindiane Reis


Repórter


onorte@onorte.net

No dia 26 de abril próximo será realizada em Montes Claros uma ação pelo dia de combate à hipertensão, liderada pela drogaria Minas Brasil. O projeto envolve empresas, instituições de ensino, órgãos de imprensa, câmara municipal, corpo de bombeiros, polícia militar, exército, secretaria municipal de Educação e o hospital Aroldo Tourinho.

(Foto: Lindiane Reis)

Estarão envolvidos no projeto enfermeiros, médicos, nutricionistas, professores/educadores, psicólogos, assistentes sociais, educador físico, farmacêuticos, funcionários administrativos e agentes comunitários da saúde. Serão desenvolvidas ações educativas de educação preventiva, modificações de fatores de risco, distribuição de material educativo, treinamento de profissionais, encaminhamento a outros profissionais e ações assistenciais, individuais e em grupos.

A cidade será dividida em 12 pólos e será feita uma triagem para detectar os problemas e diagnosticá-los. 

A Funorte – Faculdades Unidas do Norte de Minas vai fazer parte do projeto através de seus cursos da área da saúde. Segundo a assessora de imprensa da Soebras, Fabíola Dourado, essa iniciativa é de fundamental importância.

– Participamos das reuniões e percebemos a seriedade e compromisso dos organizadores, por isso, vamos trabalhar para que os resultados incentivem outras ações como esta. O projeto é inovador, dinâmico e vai conscientizar a sociedade de uma forma preventiva e educativa - diz.

Segundo dados levantados pelos organizadores do evento, estima-se que 22% da população adulta brasileira (a partir de 20 anos) sejam hipertensas. Na faixa etária de 30 a 69 anos, as doenças cardiovasculares respondem por 65% do total de óbitos, atingindo indivíduos em plena fase produtiva.

Considerado um dos principais fatores de risco de morbidade cardiovasculares, o alto custo social da hipertensão é responsável por cerca de 40% dos casos de aposentadoria precoce e de absenteísmo no trabalho.

Estudiosos afirmam que a hipertensão é um enorme desafio de saúde pública, e a medicina preventiva tem um papel fundamental a desempenhar nesse caso. Estudos demonstram que o cidadão começa a adquirir um estilo de vida inadequado na infância, e as crianças não só não estão livres de se tornarem hipertensas já nessa fase da vida, como os maus hábitos alimentares podem aumentar a probabilidade de se tornarem adultos hipertensos.

Em virtude da importância do problema na atualidade, o ministério da Saúde vem promovendo, nos últimos anos, campanhas de detecção de hipertensão e promoção de hábitos saudáveis de vida.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por