Empresário aposta em Festas de Agosto para lucrar na crise

Mesmo com crise, comércio e hotéis da cidade esperam bom faturamento com maior festejo cultural da região

Vítor Costa, estagiário sob supervisão do editor
Montes Claros
14/08/2017 às 23:56.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:05
 (Vitor Costa)

(Vitor Costa)

A cidade de Montes Claros já vive o clima das centenárias Festas de Agosto, uma das mais antigas e ricas manifestações do folclore mineiro, que começa nesta quarta-feira (16). É a época em que vários setores aproveitam o grande movimento para faturar mais. E a expectativa é de um aumento nas vendas em relação ao ano passado, apesar da crise econômica.

Miguel Ramos trabalha no ramo de bares há seis anos. Eles espera que a festa de 2017 gere um lucro superior a de 2016 e aposta nas promoções para atrair a clientela. “A tradição das festas típicas se mantém na cidade, e mesmo com a crise financeira, que tem refletido até decoração da festa. A minha previsão é que as vendas cresçam em até 30% nos dias de comemoração em relação a 2016 e para isso estamos fazendo algumas promoções que o público vai gostar bastante”.

Um hotel no Centro da cidade já está com 50% de quartos reservados. Segundo a gerência do espaço, a expectativa para os próximos dias é que chegue a 80% de ocupação.

“É uma das festas mais importantes do município e não apenas para o setor hoteleiro como outros setores também são afetados positivamente com a data e isso deve a turistas de várias regiões do Brasil que visitam a nossa cidade e ficam maravilhados com a beleza da festa e voltam nos anos seguintes trazendo familiares e amigos. Por isso buscamos atender da melhor maneira que todos merecem”, diz Roberto Aguiar.

Bruna Santos trabalha em uma loja de sapatos no Centro, e conta que o movimento está sendo satisfatório assim como foi no ano passado. “O inicio desse mês é muito bom de venda por causa das festas de agosto. No geral, o comércio em si lucra muito, tanto vestuário, quanto calçados e acessórios”.
 
ORNAMENTAÇÃO
Embora a festa seja a mais importante da cidade, muitos montes-clarenses notaram que a ornamentação está mais tímida em relação aos anos anteriores. A professora Maria Reis é da Bahia e veio visita o filho que reside em Montes Claros. Ela conta notou diferença em relação às outras vezes que esteve na cidade.

“Esse é o terceiro ano que participo da festa. O colorido, a animação e a devoção é algo extremamente lindo. Mas uma coisa que chamou a atenção é que nos outros anos eu ainda não tinha reparado na bandeirolas que lembram mais as festas juninas no lugar das fitas coloridas que ficam espalhadas pelo centro. Acho que não combinam”, critica.

O aposentado Joel Ferreira participa das festividades há 69 anos. “Hoje como estou mais velho prefiro ficar perto das barraquinhas de comidas típicas. Mas esse ano esta tudo meio desanimando, talvez seja a falta de dinheiro”, refletiu.
 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por