A Arquidiocese de Montes Claros dará início nesta Quarta-feira de Cinzas à programação da Quaresma. A abertura oficial será realizada na Catedral Nossa Senhora Aparecida, a partir das 7h. Na mesma celebração será lançada oficialmente a Campanha da Fraternidade de 2018 na região Norte. 

Além das festividades na catedral, cada comunidade realizará as próprias missas de distribuição das cinzas. Nas paróquias Menino Jesus de Praga, Santos Reis, São Judas Tadeu, São Sebastião, Nossa Senhora das Graças e São Norberto as missas acontecem às 7h e às 19h. Na Rosa Mística, ocorrem às 7h e às 18h30.
 
DATA 
Para os católicos, a Quarta-feira de Cinzas representa o primeiro dia da Quaresma no calendário gregoriano, podendo também ser designado por Dia das Cinzas. A data é considerada pelo catolicismo como símbolo do dever da conversão. Já o período da Quaresma acontece durante os 40 dias que antecedem a Semana Santa e a Páscoa. O período é marcado por tradições, como ir à missa para receber na testa o Sinal da Cruz feito com cinzas. 

“A Quarta de Cinzas significa a mudança de vida, recorda a passageira fragilidade da vida humana, sujeita à morte. Também é a data onde lançamos a Campanha da Fraternidade, que neste ano será ‘Fraternidade e Superação da Violência’, tendo como lema ‘Em Cristo somos todos irmãos’”, explica o padre João Paulo Santos, da Paróquia Menino Jesus de Praga.

A programação completa pode ser acessada em arquimoc.com.