Dia de ajudar as crianças

Eventos da Fundação Sara e Hemominas para melhorar atendimento aos baixinhos

Christine Antonini
Hoje em Dia - Belo Horizonte
13/07/2017 às 23:07.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:33
 (Ascom fundação sara)

(Ascom fundação sara)

Com objetivo de arrecadar fundos para a instituição, a Fundação Sara de Albuquerque Costa, que atende crianças e adolescentes com câncer, realiza a partir de hoje, se estendendo até domingo, sempre a partir das 17 horas, as tradicionais “Barraquinhas da Solidariedade”, na sede da entidade, no bairro Canelas. Hoje a programação será aberta com a cantora Isabela Camargo. 
 
FUNDAÇÃO SARA
A Fundação recebe pacientes infanto-juvenis de todo norte de Minas, oferecendo amparo, hospedagem, auxílio médico e social, especialmente para famílias carentes que não têm condições de custear a estadia em Montes Claros. 

A instituição se mantém com recursos próprios e com ajuda de doações. Outro compromisso da entidade é a contribuição para melhorias no tratamento oncológico infantil, oferecendo treinamento para os profissionais da saúde. 

“Não adianta diagnosticar precocemente, é necessário oferecer assistência às famílias e investir na qualificação profissional”, destaca o presidente da Fundação Sara, Álvaro Gaspar Costa. 

Diferente dos outros tipos de câncer, o infantil não está relacionado com o modo de vida ou alimentação e, sim, a disfunções genéticas. No Brasil, o câncer infantil representa 7% das mortes de crianças de um ano de idade. 
 
ATENDIMENTO
Entre as dezenas de crianças atendidas pela Fundação Sara está a pequena Ana Clara, que aos seis anos foi diagnosticada com leucemia aguda em estado avançado. A doença foi detectada após a mãe da menina, Vanessa Costa, perceber alguns sintomas anormais (sangramento pela boca, manchas e dor nas pernas). Vanessa conta que levou Ana em diversos médicos na cidade onde morava, Almenara, e que os especialistas disseram ser “doença de criança”, ou seja, “coisa simples”.

“Eu via que aquilo não estava certo, minha filha chorava de dor. Não fiquei satisfeita com os primeiros diagnósticos e vim para Montes Claros procurar uma resposta. Morei dois anos e meio na Fundação Sara, pois não tinha como ir e voltar para minha cidade. Hoje, vivemos aqui, a Aninha foi curada, mas precisa fazer acompanhamento – pontua Vanessa.

De acordo com a Fundação Sara, em Montes Claros estão sendo tratadas 170 crianças e foram registrados 39 novos casos em 2016 - do município e de cidades vizinhas. 
 
HEMOMINAS
Hoje também a Fundação Hemominas promove o segundo ‘Arraiá do Hemominas’. O dinheiro arrecadado será destinado para ala infantil do ambulatório. A festa começa às 19h em frente à instituição, rua Urbino Viana, n° 600 - Vila Guilhermina. 

Além das “Barraquinhas da Solidariedade”, da Fundação Sara, o Hemominas também realiza hoje o seu “Arraiá do Hemominas”. Os dois eventos têm em comum a busca pelo apoio às crianças que atendem na cidade
Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por