Destaque especial para a voz em campanha de Fonoaudiologia

Jornal O Norte
25/04/2006 às 11:52.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:33

Samuel Nunes


Repórter


samuelnunes@onorte.net

Com distribuição de panfletos com dizeres como - Faça da sua voz a sua identidade. Procure um fonoaudiólogo - Sua voz é sua amiga. Afinal é ela quem faz todo mundo te ouvir - a Funorte – Faculdades Unidas do Norte de Minas, através do curso de Fonoaudiologia, realizou na manhã de quinta-feira, 20, no prédio do colégio São Norberto, na Avenida Coronel Joaquim Costa, as comemorações pelo dia mundial da voz. Segundo a coordenadora do curso, Caroline Avelar, o dia da voz é comemorado em 16 de abril mas, por causa do domingo de páscoa, a data foi adiada para 20 de abril. Ela diz que o brasileiro tem muito que aprender sobre o uso e a importância da voz e que a campanha é justamente para isso.

Ainda de acordo com Caroline, o objetivo, além de comemorar o dia mundial da voz, é também conscientizar a sociedade sobre a higienização e os cuidados relacionados à saúde bucal.  Todos os alunos do curso participaram das atividades, o atendimento ao público foi realizado com carinho e, ao mesmo tempo competência.

AÇÃO SOCIAL

Era visível a satisfação dos acadêmicos em ter a oportunidade de aliar os conhecimentos adquiridos em sala de aula com a prática. Caroline ressalta que a faculdade, desenvolvendo esse tipo de ação social, já está cumprindo com seu papel ou sua função social junto à comunidade, além mostrar ao acadêmico qual tipo ou qual o perfil da pessoa com quem ele vai lidar depois de formado.

Um exemplo disso é o da acadêmica Cíntia Jaqueline Gomes, que está cursando o 5º período de Fonoaudiologia. Ela conta que essa é uma campanha útil para a conscientização das pessoas. Além disso ela, como acadêmica, já está tendo contato com a população e, conseqüentemente, com futuros clientes.

Outro ponto abordado pela coordenadora do curso de Fonoaudiologia da Funorte, Caroline Avelar, é que essa campanha também consiste em detectar se a pessoa tem algum tipo de alteração na voz. Se detectado algum problema, essa pessoa é orientada ou mesmo encaminhada a um profissional capacitado. Ela afirma que é comum as pessoas não darem o devido valor à voz que, para muitos, é como um instrumento de trabalho, e quando surge algum problema é quando o profissional da fonoaudiologia é procurado. Aconselha ainda que a higienização bucal também é importante na prevenção de algum problema relacionado à voz.

ORIENTAÇÕES

Caroline ressalta alguns cuidados que a pessoa deve ter para que nenhuma conseqüência possa refletir na sua voz. Ela informa que os cuidados com a voz são fundamentais, uma vez que é através dela que as pessoas podem expressar, por exemplo, um sentimento de emoção. Caroline diz que até mesmo vestir uma roupa apertada pode prejudicar a voz, pois, de acordo com ela, quando uma pessoa veste esse ou aquele tipo de roupa, o diafragma se fecha, prejudicando com isso a respiração que está de certa forma ligada ao ouso da voz.

Outra orientação que ela dá é concernente à alimentação, que tem que ser de qualidade, e o uso correto da água. No caso especifico do cigarro, este pode provocar rouquidão, câncer, chegando a causar também cirurgias. Alerta as pessoas que fazem uso de bebidas alcoólicas que, segundo ela, também pode prejudicar a voz.

Caroline informa que, no início de 2007, a Funorte através do curso de Fonoaudiologia, estará atendendo a comunidade e orientando o cidadão no uso da voz, em clínicas que serão montadas no campus Amazonas. Outra dica importante dada pela coordenadora é direcionada aos professores. Segundo ela, torna-se fundamental que esse profissional faça um aquecimento de voz antes do início da aula.

PROFISSIONAL DA VOZ

Quem também enaltece a importância dessa matéria é a professora da disciplina de Voz, Flávia Alcântara. Ela diz que especialmente os professores representam uma grande parcela dos profissionais da voz. Segunda Flávia, pesquisas foram feitas e registram que uma parcela significativa dos professores tem problema na voz. Sobre a campanha realizada pelo curso de Fonoaudiologia, a professora Flávia reitera a importância da voz e desse tipo de campanha que, para ela, é fundamental, pois as pessoas devem dar o devido valor a sua voz, principalmente quem a usa como instrumento de trabalho, como exemplo, advogados, locutores, vendedores e toda as especialidades médicas, pois todos transmitem mensagens às pessoas.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por