Desperdício que não se apaga

Lâmpadas acesas nos postes, em plena luz do dia, são cena comum em várias ruas do Centro da cidade

Vitor Costa sob supervisão do editor
Montes Claros
24/04/2018 às 06:18.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:29
 (VITOR COSTA)

(VITOR COSTA)

Em tempos de crise, quando é necessário ainda mais austeridade com o dinheiro público, uma cena comum em Montes Claros mostra que qualquer pretensa economia escoa pelo ralo com facilidade. Em diversas ruas do Centro da cidade, multiplicam-se os postes com lâmpadas acesas em plena luz do dia. Desperdício que custa o dinheiro do contribuinte.

Moradores dizem relatar o problema constantemente à prefeitura, porém nada é resolvido. 

Somente no cruzamento da avenida Artur Bernardes com a rua Padre Teixeira é possível contar quatro lâmpadas acesas, o que deixa a comerciante Maira Sampaio indignada. 

“Enquanto você tenta fazer de tudo para economizar dentro do comércio, o município deixa a luz da rua acessa durante o dia e quem paga somos nós, através da taxa de iluminação”, lamenta Maira. 

Há mais de dois meses que as lâmpadas da Rua Marechal Deodoro ficam acesas por horas ao longo do dia, de acordo com a estudante Marina Marques.

“Várias reclamações já foram feitas através do telefone 156. Porém, não aparece ninguém para resolver o problema de desperdício”, relata Marina.

O professor Rogério Souza mora na Vila Brasília e afirma que o valor da conta de luz na região fica cada vez mais alto.

“Como vamos economizar se o município não ajuda, mesmo sabendo que estamos em tempo de poupar gastos com eletricidade. As hidrelétricas têm dificuldades em gerar energia e isso faz com que as contas de luz fiquem cada vez mais caras”, lamenta Rogério. 

O eletricista José Lopes explica que as lâmpadas possuem um dispositivo eletrônico responsável por acender e apagar de acordo com o grau de luminosidade do dia. 

“Devido a uma falha no sistema elas não desligam durante o dia e isso causa prejuízos porque, além do gasto desnecessário, a lâmpada tem a sua vida útil reduzida”, explica. 
 
SEM EXPLICAÇÃO 
A responsabilidade pela iluminação pública é da Prefeitura de Montes Claros desde 2013, a quem cabe fazer a manutenção dos postes. 

A Empresa Municipal de Serviços, Obras e Urbanização (Esurb), que executa o serviço de manutenção da iluminação pública na cidade, informou que dispõe de apenas 10 equipes para o trabalho na cidade inteira e que por mês realiza cerca de 1.200 serviços de manutenção. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por