O Sindicato Rural, em parceria com o Senar Minas, promove vários cursos técnicos, minicursos e palestras voltadas para o produtor rural e estudantes. As inscrições são gratuitas para todas as modalidades e podem ser feitas na hora dos cursos. 

Neste ano estão previstos três aulas promovidas pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros: produção de polpas de frutas, defumação de carne suína e fabricação de produtos derivados do leite.

Também serão promovidas quatro oficinas, em que um instrutor do Senar Minas vai ensinar a desossa de frango fechado com recheio, de frango aberto para rocambole, preparo de carne na lata e preparação de cinco linguiças especiais.

Os cursos de defumados e derivados do leite acontecem até amanhã, com alunos de Montes Claros e região. As oficinas de artesanato e doce de leite vão até domingo.

O Sindicato Rural informa que são oferecidos, durante todo o ano, pelo menos 300 cursos gratuitos profissionalizantes e de promoção social, e que acontecem graças à contribuição sindical.