Vinte e oito dermatologistas de Montes Claros se uniram para atender gratuitamente a população na cidade, através do Núcleo de Atenção à Saúde e Práticas Profissionalizantes (NASPP). A ação faz parte da campanha “Dezembro Laranja”, que visa combater o câncer de pele, tipo mais comum da doença entre os brasileiros. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) aponta que, no Brasil, aproximadamente 176 mil casos de câncer de pele são registrados todos os anos. 

O dermatologista Kleber de Souza Silveira ressalta que o número é relativamente maior do que o registrado, já que muitas pessoas viveram décadas com o câncer de pele e não procuraram atendimento médico.

“O câncer da pele geralmente se manifesta como nódulo, parecido com uma ferida ou como mancha escura, que não cicatriza, de crescimento progressivo, podendo ocorrer sangramento e dor. As pessoas com mais de 40 anos de idade são mais propensas à doença”, explica o especialista. 

A doença atinge mais as pessoas com pele, cabelos e olhos claros, contudo quem tem pele morena ou negra também precisam ficar atento, pois pode ser acometido pelos diversos tipos de câncer de pele. O tratamento é principalmente cirúrgico. Poucos casos necessitam de quimioterapia ou radioterapia.

CONSULTAS
A expectativa é que pelo menos 500 pessoas sejam atendidas pelo NASPP. As consultas serão realizadas das 9 às 15h, na rua Porto Seguro, 4, bairro Ibituruna. Mais informações pelo telefone 3212 2642. 
 
VITAMINA D
Especialistas recomendam a exposição solar para quem tem deficiência de vitamina D, especialmente idosos, obesos e negros, mas sempre com filtro solar. 

“Devemos nos expor ao sol com o máximo de cuidado. Sempre é indicado fazer uso do filtro solar, além de outras medidas como bonés, chapéus, óculos escuros, luvas, mangas compridas. A vitamina D pode ser ingerida através da alimentação, sendo presente principalmente em peixes e frutos do mar, como salmão, atum, ostras e óleo de fígado de bacalhau. A vitamina D também pode ser encontrada na forma de cápsulas”, conclui o dermatologista Silveira.