Construção civil retoma obras em Montes Claros

Obras são vistas em diferentes pontos da cidade e, na ponta, quem vende material já comemora

Vitor Costa, estagiário sob supervisão do editor
Hoje em Dia - Belo Horizonte
14/09/2017 às 00:55.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:33
 (Vitor Costa)

(Vitor Costa)

Após dois anos difíceis para o setor da construção civil em Montes Claros, o mercado dá sinais de retomada nesse segundo semestre de 2017, de acordo com empresários do setor, com a volta de empreendimentos e abertura de vagas para trabalhadores.

Até o pico da crise, em 2015, o setor possuía quase 8 mil trabalhadores, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Já em 2016, o número foi reduzido para menos de 4 mil na região. O órgão federal ainda não atualizou os números deste ano.

Mas mesmo quem não é da área consegue perceber, em uma caminhada pelas ruas da cidade, que, a cada semana, novas obras são iniciadas.

Entre os empregados que tiveram carteira assinada recentemente está o pedreiro Joel Vieira, que veio de Várzea da Palma.

“Tenho parentes aqui na cidade que disseram que tinha trabalho e eu vim em julho. Consegui o emprego duas semanas depois. Acredito que agora seja o pontapé para tudo ficar melhor. Espero no futuro poder fazer uma faculdade ou um curso técnico e quem sabe voltar para minha cidade formado”.

Em entrevista a O NORTE no início do ano, o vice-presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Norte de Minas (Sinduscon Norte), Osmar Cunha, relatou que em 2017 a população estava retomando a confiança para adquirir um imóvel e, com isso, o mercado começava a ganhar força.

Esse movimento acabou se confirmando nos meses seguintes, como explica a empresária Alba Nery, que vende materiais de construção.

“Se a obra para, o primeiro a sentir o impacto é o comércio. Nos anos anteriores, sentimos bastante com a redução do quadro de funcionários e no número das atividades na construção civil. Hoje é possível observar em alguns pontos da cidade vários canteiros de obras, o que fez com que o meu faturamento crescesse 25% no mês passado. O movimento está abaixo do que sonhamos, porém bem mais alto do que se comparado com os últimos dois anos”.
 
TORRE
Um dos símbolos da volta do investimento no setor no município é a obra do Edifício Blue Tower, que será o maior e mais moderno prédio em Montes Claros, com 33 pavimentos, como conta o arquiteto Rafael Mineiro.

“A obra nunca chegou a ficar parada, mas voltou neste ano a todo vapor e com a previsão de ser concluída em 2019. Será uma referência empresarial e um novo conceito arquitetônico para a cidade”, disse.
 
CONSEQUÊNCIA
A economista Edna Souza explica que esse crescimento tem impacto na economia local.

“Podemos falar que ocorre uma recuperação parcial no setor atualmente e que, até o fim do ano, a demanda por mão de obra deverá crescer. Com a tendência de obras que estavam paralisadas serem concluídas e novas, iniciadas, o dinheiro passa a circular mais no município porque as contratações funcionam em cadeia.

Um setor movimenta o outro”, disse.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por