Conjuntivite lota postos e hospitais

São 298 casos já registrados em Montes Claros; oftalmologista recomenda evitar locais fechados

Vitor Costa sob supervisão do editor
Montes Claros
20/03/2018 às 06:23.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:56
 (Vitor Costa)

(Vitor Costa)

Montes Claros já registrou 298 casos de conjuntivite em menos de três meses. A informação é do setor de epidemiologia da Superintendência Regional de Saúde. Dado preocupante em uma cidade com infraestrutura precária de atendimento.

A dona de casa Vilma Souza mora no bairro Novo América e passou o fim de semana em busca de atendimento para a filha de 9 anos. O hospital mais próximo da residência dela fica a 6 quilômetros de distância.

“É uma situação complicada, o posto de saúde que atende o meu bairro é um pouco longe da minha casa e não funciona nos fins de semana. Tive que procurar atendimento no centro da cidade”, lamenta Vilma.

A diarista Aureliana Gomes, moradora do bairro Nova Suíça, não conseguiu atendimento, na última semana, no posto de saúde do Independência. Procurou uma clínica particular. “Tive que caminhar quase 35 minutos até o posto de saúde. Fui lá duas vezes e não consegui ser atendida. Na casa da minha irmã foram três casos e ela me aconselhou ir em uma clínica no centro porque também não tinha conseguido marcar a consulta no posto do bairro e nem no Alpheu de Quadros”.

De acordo com uma funcionária que pediu para não ser identificada, a procura por atendimento no Hospital Alpheu de Quadros aumentou cerca de 70% nos últimos meses por conta do surto de conjuntivite. “São quase 100 pessoas por dia. Pelo fato de o hospital estar em uma região mais afastada das clínicas e de outros centros, acaba recebendo demanda significativa”.

A oftalmologista Ariadna Muniz explica que o quadro é típico do verão. “Esse surto é decorrente das mudanças bruscas do clima, ao mesmo tempo em que está quente, já começa a chover. A mais comum é a conjuntivite viral”. 

Diretora da Fundação Hilton Rocha, a especialista explica ainda que a principal orientação é evitar lugares aglomerados, abafados e, principalmente, evitar contato com as mãos e objetos infectados, como maquiagem. “É uma doença com sintoma bem doloroso, então a orientação é que em caso de agravamento do quadro o paciente deve procurar um oftalmologista para que ele faça a prescrição de um antibiótico” aconselha Ariadna. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por