Começa hoje a 44ª edição da Expomontes, o maior evento do agronegócio do Norte de Minas. Além de atrações musicais com artistas de renome nacional, a exposição traz oportunidades de negócio para o setor agropecuário, novidades tecnológicas para o homem do campo e um dos maiores leilões da região. O evento será realizado até 8 de julho, noa Parque de Exposições João Alencar Athayde, com uma previsão de gerar R$ 500 milhões em negócios.

A Expomontes é uma realização da Sociedade Rural de Montes Claros, em parceria com empresários do Norte de Minas. A festa movimenta não somente o setor agropecuário, mas também o turismo local, incrementando o faturamento de bares, restaurantes e da rede hoteleira da cidade.

De acordo com a Sociedade Rural, para esta edição foram contratadas 1.200 pessoas para vagas diretas e mais 5 mil indiretas.
 
GENÉTICA
A programação inclui um circuito de palestras e seminários com o objetivo de oferecer conteúdo técnico e troca de experiências que colaborem para aprimorar a atividade agropecuária. A novidade é a exposição da Pró-Genética, que oferece melhoramento genético voltado para reprodução bovina.

Pelo menos 120 animais deste porte devem ser comercializados. Os bancos do Brasil, Sicoob Credinor e Nordeste vão disponibilizar financiamentos, a juros diferenciados, para que os pequenos produtores tenham acesso à genética com mais facilidade. 

O presidente da Sociedade Rural, José Luís Dias Maia, aponta que as chuvas que caíram no último ano trouxeram esperança para o homem do campo. 

“Teremos uma exposição com mais estandes, maior número de animais e mais oferta de negócios. Planejamos as nossas ações para que o sucesso esteja ao nosso lado. A exposição é a vitrine do que de melhor produzimos”, afirma.

Cerca de 20 palestras e seminários estão na programação da Expomontes. Os eventos são gratuitos e não é necessário fazer inscrição. A programação completa está no site www.sociedaderural.com.br.