Com cemitérios públicos lotados, famílias têm de pagar R$ 5 mil por túmulo particular em MOC

Christine Antonini
Hoje em Dia - Belo Horizonte
22/09/2017 às 00:31.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:40
 (Christine Antonini)

(Christine Antonini)

Não há mais espaço para novas sepulturas nos dois cemitérios municipais, Jardim da Esperança e Bonfim, localizados no bairro Sumaré, em Montes Claros. As famílias que não têm parentes enterrados nos locais estão sendo obrigados a procurar o cemitério particular para enterrar seus entes, o que resulta em um custo de ao menos R$ 5 mil, fora as taxas.

Com lágrimas nos olhos, Antônia Teixeira lembra do que viveu após a morte da filha, no fim do mês passado. Quando procurou um lugar para o enterro, foi informada de que só havia espaço disponível na unidade pública daqui a três anos.

“É a segunda vez que passo por isso. Ano passado, meu neto faleceu e não tínhamos condições de pagar. Desta vez foi minha filha. Ninguém entende a dor de uma mãe, principalmente em ver a falta de respeito da prefeitura”, pontua Antônia, que só conseguiu realizar o sepultamento após doações de amigos e familiares.
 
AJUDA
O mesmo ocorreu com família do menino Davi, de 11 anos, morto em um acidente de trânsito, no último dia 8, quando um ônibus atingiu a carroça guiada pelo pai dele. Sem condições financeiras para custear o funeral, a família de Davi só conseguiu fazer o sepultamento porque a empresa de ônibus se sensibilizou com a situação custeou a despesa no cemitério particular.

E o drama de não ter onde enterrar um familiar pode estar longe do fim. O secretário de Serviços Urbanos de Montes Claros, Vinicius Versiani, informou à reportagem que ainda não há projeto de ampliação dos cemitérios municipais ou construção de um novo local.

“Não temos projetos, mas esse assunto já está em discussão”, conta o gestor.

VAGAS SOCIAIS
Mesmo o cemitério sendo particular, por lei, ele deve garantir uma porcentagem do espaço às pessoas carentes. Para ter direito ao serviço, é necessário que a família procure a Secretaria de Desenvolvimento Social e preencha uma série de documentos que comprove a falta de renda.

Pessoas que possuem programas sociais, como Bolsa Família, ou estão cadastradas na Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), têm prioridade.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por