‘Castramóvel’ em MOC

*
Montes Claros
27/06/2018 às 06:29.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:01
 (MANOEL FREITAS)

(MANOEL FREITAS)

O “castramóvel” da ONG Ajuda, de Juiz de Fora, chegou a Montes Claros nesta semana. A meta é, até sexta-feira, em parceria com a ONG montes-clarense Justo Olhar, castrar cerca de 400 animais, entre cães e gatos. 

O castramóvel foi criado através de uma emenda parlamentar com o intuito de realizar cirurgias de castração nos municípios onde não há o serviço. O ônibus, que viaja por várias cidades levando os médicos veterinários, funciona como uma clínica móvel, com utensílios para cirurgias e medicamentos. 

Todas as vagas para a realização da castração em Montes Claros nessa semana já foram preenchidas em cadastro prévio. 

Há dois anos a Prefeitura de Montes Claros não oferece o serviço. Na gestão anterior, as cirurgias eram realizadas através de uma parceria com clínicas veterinárias da cidade, mas o contrato não foi renovado. 

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizou apenas 13 castrações em 2017, num período em que a média chegaria a 700. 

Segundo um levantamento do CCZ, o número de animais abandonados nas ruas da cidade e da região rural chegou a 70 mil.

Além de maus-tratos, eles ficam expostos a diversos tipos de doenças e ainda causam acidentes, sofrendo ferimentos que, na maioria das vezes, levam ao óbito.

“Hoje o CCZ recolhe os animais de rua e faz a eutanásia. Eles dizem que realizam exames para saber se o animal possui a leishmaniose, mas não existe uma transparência desses diagnósticos”, ressalta a coordenadora da ONG Justo Olhar, Aline de Jesus. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por