Caminhões travam trânsito na região central de Montes Claros

Tráfego livre de veículos pesados gera críticas da população e temor quanto à segurança nas vias

Vitor Costa, estagiário sob supervisão do editor
Montes Claros
23/09/2017 às 00:06.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:42
 (Vitor Costa)

(Vitor Costa)

A circulação de caminhões nas ruas da região central de Montes Claros tem gerado diversas reclamações de motoristas e pedestres. A avaliação é a de que a segurança fica comprometida. Até mesmo os caminhoneiros concordam.

Para Rafael Athaide, que saiu do Mato Grosso com seu caminhão, o trânsito no município segue modelos simples e ultrapassados, com carência de investimento em obras, como a continuação da Avenida Sidney Chaves até o Distrito Industrial, obra realizada na gestão passada, que serviu para desafogar parte do tráfego de caminhões pesados da avenida João XXIII.

“Quando o motorista não conhece a região a probabilidade dele entrar em alguma via e ficar preso é grande. No Centro da cidade não há espaço para o trânsito de veículos pesados, por isso os congestionamentos e acidentes que já são problemas antigos. Já conheço a cidade tem oito anos e quando o motorista precisa parar ou ate fazer uma curva sempre causa transtornos porque tem poucas avenidas largas”, pondera.

A situação também provoca transtornos à população. Alguns motoristas já tiveram, inclusive, os carros atingidos pelas carretas, como o lojista Renato Mendes.
“A cidade possui o segundo maior entroncamento rodoviário nacional. Com isso, ocorre o grande fluxo de caminhões pesados que trafegam dentro dos bairros todos os dias, podendo ocasionar problemas para as construções caso não sejam muito fortes, além de representar riscos ao circular em área residencial”.

No último dia 30 de agosto um caminhão de carga tombou no cruzamento da João XXIII com Deputado Esteves Rodrigues. A secretária Rosan-gêla Viana teme que acidentes mais graves possam ocorrer caso não sejam tomadas medidas preventivas.

“Há poucos dias um caminhão tombou após o condutor perder o controle e o trânsito ficou parado. Precisamos de medidas para minimizar os efeitos do fluxo de caminhões pesados”.

Asfalto e meio-fio também são castigados porque a malha viária não está preparada para veículos de grande porte. O presidente da Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transportes de Montes Claros (MCTrans), José Wilson Guimarães, pontua que a cidade infelizmente não possui corredores exclusivos para carros pesados.

“Não existe nenhuma restrição a respeito do trafego de caminhões pela cidade. O problema será amenizado quando as obras do Anel Rodoviário Norte forem concluídas pelo Estado”.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por