Calor faz disparar venda de ventilador em Montes Claros

Procura por produto chegou a triplicar em algumas lojas; baixa umidade do ar exige cuidados com a saúde

Vitor Costa, estagiário sob supervisão do editor
Hoje em Dia - Belo Horizonte
26/09/2017 às 00:08.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:44
 (Vitor Costa)

(Vitor Costa)

Além do calor e da falta de chuva, os montes-clarenses sofrem com a baixa umidade relativa do ar: na casa dos 30%, está longe dos 50% apontados como o mínimo ideal pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O resultado é que a venda de umidificadores e aparelhos de ar-condicionado disparou na cidade.
Gerente de uma loja de eletrodomésticos, Carlos Santos confirma a maior procura pelos produtos. “Tivemos um crescimento de 30% e passamos a vender 15 ventiladores por dia”, comemora.

O carro-chefe na loja é justamente o ventilador, que representa 70% dos produtos vendidos. Os valores variam de acordo com os modelos. Segundo o gerente, há itens de R$ 69 a R$ 1.500.

Em outra loja, a venda de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado triplicou com as altas temperaturas, conta a vendedora Claudia Lima. “A vendas superaram o previsto. Entre o verão e o inverno não existe variações nos preços dos aparelhos; o que ocorre é um aumento na procura pelo produto”, disse.
 
CUIDADOS
O médico Tiago Pereira afirma que o clima seco pode ser prejudicial à saúde. Ele orienta a população a dar preferência aos alimentos mais leves e recomenda o uso de aparelhos umidificadores.

“Com os níveis de umidade em baixa, podem ocorrer ressecamentos de pele e garganta, dificuldade para respirar, sangramento no nariz e irritação nos olhos, além de problemas respiratórios mais sérios. Bacia de água e pano úmido no quarto ajudam e o uso de umidificador de ambiente também é recomendado”.
 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por