Caic do Renascença também vai receber Escola aberta

Jornal O Norte
01/12/2005 às 10:04.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:55

No próximo dia 04 de dezembro, domingo, a partir das 08 horas, a prefeitura de Montes Claros volta a se empenhar para que o índice de violência entre os jovens seja reduzido. E assim o faz ao levar o programa Escola aberta até o Caic - Centro de atenção integral à criança e ao adolescente Américo Souto, no Bairro Renascença, a terceira unidade municipal de ensino – antecederam-na as escolas João Valle Maurício, no Vilage do Lago, e Jason Caetano II, no Santo Antônio – a se comprometer a abrir os portões também nos finais de semana para a prática de atividades culturais, esportivas, educativas e de lazer, além da realização de oficinas diversas. Na companhia de várias autoridades, entre as quais o prefeito Athos Avelino, participarão do evento educadores, crianças e adolescentes que estudam no Caic, pais de alunos e outros membros da comunidade que residem nas imediações.

De acordo com o IBGE - Instituto brasileiro de geografia e estatística, o Renascença pertence a uma região administrativa ainda composta dos bairros Tancredo Neves, Floresta, Santa Cecília e Vila Tiradentes, na zona Norte de Moc. O Censo 2000 aponta que moram ali 11.562 pessoas.

DESDE OUTUBRO

A caminhada rumo à construção de uma cultura de paz nos moldes do Escola aberta começou no dia 02 de outubro, quando o executivo montes-clarense lançou o programa na escola municipal João Valle Maurício, que recebeu cerca de 1.500 pessoas – a maioria absoluta de crianças e jovens – oriundas do Bairro Vilage do Lago e adjacências. A diretora Vera Lúcia Pereira Barbosa disse que, nestes quase dois meses desde que o educandário que comanda abraçou aquela idéia, a quadra poliesportiva coberta está sendo disponibilizada para o uso da comunidade nos finais de semana e já estão em andamento entendimentos no sentido de viabilizar a abertura das salas de aula, sobretudo para aulas de dança.

Já a diretora Juscelina Regina Ferreira Andrade disse que a escola municipal Jason Caetano II, que aderiu ao programa no dia 06 de novembro à vista de cerca de 300 pessoas provenientes do Santo Antônio e bairros vizinhos, está atuando em parceria com segmentos comunitários, inicialmente por meio da cessão da estrutura física do local. A intenção é ampliar esse atendimento de forma gradativa.

CONSCIENTIZAÇÃO

À frente do programa no município, Eustáquio Saraiva destaca que os esforços no sentido de ampliar gradativamente as ações do Escola aberta pretendem sobretudo divulgar e conscientizar, tanto os educandários como a comunidade que os circunda, sobre a importância de sua execução durante todo o ano. “E para isso é fundamental que a escola esteja em permanente diálogo com os diversos segmentos sociais, sempre almejando desenvolver um trabalho conjunto”, explica.

Coordenam o programa em Moc a Apas - Associação de promoção e ação social e as secretarias municipais de Educação, de Esporte e Lazer, de Cultura, de Assistência e Desenvolvimento Social, de Saúde, de Meio Ambiente, de Segurança e Direitos do Cidadão e de Governo, com apoio da Unimontes, da Funorte, das Faculdades Santo Agostinho, da polícia militar, do corpo de bombeiros, do Sesi Minas e do Sesc.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por