Associação do bairro Cidade Industrial pede ajuda: Ong atende comunidade há mais de dois anos oferecendo cursos e sobrevivendo com doações

Jornal O Norte
28/04/2006 às 09:58.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:34

Iran Ferreira


Repórter


onorte@onorte.net

Com mais de três mil moradores distribuídos em 670 famílias, o bairro Cidade Industrial, localizado na zona norte de Montes Claros clama por socorro. Completamente sem infra-estrutura, o bairro conta com a ajuda da Sociedade Beneficência Comunitária.

Fundada em março de 2003, a associação presta atendimento e orientar a população, principalmente para crianças e adolescentes, que não tem nenhum tipo de lazer. Oficialmente, a ong tem 45 pessoas associadas e conta com o apoio de 12 voluntários e é cadastrada no conselho de Assistência Social.

De acordo com o presidente Gilmá Francisco Oliveira, a associação está em funcionamento graças ao apoio da comunidade.

- A comunidade está sendo de grande importância para a associação. Os voluntários são essenciais para o funcionamento dela – disse o presidente.

SEDE

A sede da associação do bairro fica na rua quarenta e sete, 97, em frente à praça e é alugada. As despesas são pagas por voluntários da própria comunidade.

- As doações são fundamentais. Os materiais da limpeza, as contas de água e de luz são pagas pela comunidade, que sempre nos ajuda com alguma coisa – explica Gilmá Francisco.

Segundo Gilmá, a associação já tem o terreno para construção da nova sede, mas faltam recursos.

- A prefeitura doou o terreno. Mas não temos recursos para construir a associação – conta Gilmá. A construção da associação está orçamentada em mais 120 mil reais.

DOAÇÕES

O comerciante Sidney Souza é dos que mais colaboram com a associação. Por meio de suas doações é que são pagas as contas de água e luz. Segundo ele, por mês, ele contribui em média com 80 reais.

- É um dinheiro que vai ajudar outras pessoas. Sinto muito feliz, mesmo não podendo ajudar muito. Mas acredito que é um pouco que ajuda – disse o comerciante, que mora no bairro Cidade Industrial há mais de dois anos.

A Aasonorte - Associação de artesanato social do Norte de Minas também contribui com a associação. É feita uma espécie de intercâmbio entre os freqüentadores das duas associações.

CURSOS

Na associação são oferecidos os seguintes cursos: de informática; cabeleireiro; capoeira; e manicure. Os monitores dos cursos são todos voluntários. O curso de informática é o mais procurado pelas pessoas. São apenas dois computadores para atender de 30 pessoas. Mas essa realidade vai mudar. O vereador Ruy Muniz assumiu o compromisso com associação e vai doar cinco computadores para a comunidade. Além dos cursos são realizadas atividades paralelas como: corte e costura, corte de cabelo. Essas atividades são feitas por voluntários da Aasonorte.

REIVINDICAÇÃO

De acordo com Gilmá, a principal reivindicação dos moradores do bairro, além de ajuda para a associação Sociedade Beneficência Comunitária é conseguir um médico.

- O bairro se desenvolveu muito. O número de famílias aumentou e precisamos urgentemente de um médico – pede Gilmá.

E ainda de acordo com ele, a prefeitura precisa olhar mais para a comunidade.

- Não temos beneficio algum. O prefeito precisa olhar mais para nós – finaliza.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por