O aplicativo de transporte Uber completa nesta sexta-feira (08) um ano de operação em Montes Claros. No Brasil desde 2014, a plataforma já reúne 35 mil motoristas em todo o Estado de Minas Gerais. 

Depois de ficar desempregado, o ex-caminhoneiro Ubiraci Mota, de 36 anos, resolveu entrar para o Uber há três meses, com uma carga horária de oito a dez horas por dia. Segundo ele, a demanda é grande e existe uma preocupação extra por parte dos motoristas, que podem ser avaliados no aplicativo. 

“Nos preocupamos com a qualidade do atendimento, carro sempre limpo, cuidando da aparência, sempre pensando no ideal para deixar o cliente satisfeito”, disse. 

A facilidade para pedir uma viagem é um dos pontos positivos mais citados pelos usuários. A jornalista Pérola Santiago utiliza o aplicativo há seis meses, principalmente para sair à noite ou para locais distantes. 

“Optei por utilizar o serviço devido à qualidade, os preços, a educação dos motoristas e a segurança. Porém, ocorrem muitas vezes erros de percurso por conta do GPS do aplicativo, o que, no caso das mulheres, pode causar certo desconforto ou medo, dependendo do local”, afirmou.
 
NÚMEROS 
Segundo o Uber, neste ano de atuação em Montes Claros, cidadãos de 43 países diferentes usaram o aplicativo na cidade. Estados Unidos, Inglaterra, Chile, Austrália e França são os mais frequentes. 

Outra curiosidade é que o sistema pode ser utilizado para viagens que ultrapassem os limites da cidade. Utilizando a plataforma, um usuário saiu de Montes Claros com destino a Riacho dos Machados, percorrendo 231 km (veja outros números do aplicativo da cidade no quadro abaixo). 

O gerente-geral da Uber em Minas Gerais, Ruddy Wang, afirmou que o aplicativo é importante para o transporte dos moradores como também para a renda da cidade. 

“Milhares de pessoas usam a Uber para se movimentar e também para gerar renda em Montes Claros. É uma grande satisfação comemorar o primeiro ano fazendo parte da vida da cidade, conhecida pelo seu pioneirismo e desenvolvimento industrial”, disse.

A assessoria da empresa afirmou, em nota, que o aplicativo agrega outras ferramentas importantes que ajudam a trazer segurança para os usuários antes, durante e depois de cada viagem realizada por meio da plataforma, como, por exemplo, a possibilidade de compartilhar trajeto e o tempo de chegada em tempo real com quem o usuário ou o motorista parceiro desejarem.


Empresa libera categoria VIP
Para comemorar o aniversário na cidade, o Uber liberou uma nova modalidade para os usuários montes-clarenses. Desde a última terça-feira, quem realizar 20 ou mais viagens em um mês, poderá usar o serviço uberX VIP, uma categoria exclusiva que coloca à disposição desses usuários os motoristas parceiros mais bem avaliados da plataforma e oferece vantagens exclusivas.

A categoria já foi implantada em outras cidades como Belo Horizonte, Curitiba, Brasília, Goiânia, Salvador e São Paulo.

A empresa lembra ainda que como o serviço conecta usuários aos motoristas parceiros com as melhores avaliações da plataforma, pode ser que o tempo de espera seja um pouco maior que em outras opções oferecidas, que geralmente demoram quatro minutos na cidade de Montes Claros. A média nacional de espera é de cinco minutos. 

Para chamar um carro pelo uberX VIP, os usuários devem seguir os mesmos passos iniciais que seguiriam para pedir um Uber normalmente. Após ligar o aplicativo e escolher o destino final, basta deslizar o menu inferior para a esquerda e selecionar o uberX VIP. 

As viagens pelo uberX VIP terão o mesmo valor das pelo uberX.

CURIOSIDADES  Sobre o ano do Uber em Montes Claros

FIDELIDADE - O usuário que mais usou o aplicativo na cidade nesse 1 ano fez mais de 700 viagens

DISTÂNCIA - O usuário mais frequente percorreu 2.200km de Uber

MAIOR TRECHO - A viagem mais longa teve 231 km e saiu de Montes Claros com destino a Riacho dos Machados (MG)

MAIS ACIONADO - Já o motorista parceiro que mais dirigiu pela plataforma fez 6400 viagens

GRINGOS - Cidadão de 43 nacionalidades diferentes usaram o Uber na cidade. Os mais frequentes, pela ordem, são: Estados Unidos, Inglaterra, Chile, Austrália e França

TURISMO - O Parque Municipal Milton Prates é o ponto turístico mais visitado

CONCORRÊNCIA - Sábado na faixa das 20h é período da semana em que mais acontecem viagens