Alfeu de Quadros se renova 10 anos depois: Montes Claros ganha mais um pronto-atendimento a partir de abril

Jornal O Norte
09/03/2006 às 11:29.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:30

Lindiane Reis


Repórter


onorte@onorte.net

O hospital municipal Alfeu Gonçalves de Quadros, localizado no Bairro Santo Antônio, foi inaugurado em 1996 com a proposta de ser um pronto-socorro, mas até hoje isso não aconteceu. Desde sua criação funciona como policlínica. Em 1999 foi implantado o Centro oftalmológico, aumentando o número de especialidades oferecido à população da região do Grande Delfino Magalhães e bairros próximos, como Cintra, Dr. João Alves, Sumaré.




(Fotos: Lindiane Reis)

Depois de 10 anos de criação do Alfeu de Quadros, surge a proposta de um pronto-atendimento para urgências clínicas. O hospital terá capacidade de atender cirurgias de pequeno porte, suturas, acidentados com suspeita de fraturas, pacientes que não estejam correndo risco de morte. Para isso, será feita uma reforma de adequação tanto da estrutura quanto do quadro de pessoal. Até o final deste mês, os especialistas que atendem no Alfeu de Quadros começam a ser remanejados para as policlínicas do Alto São João e Ariosto Correia Machado, para que, no próximo mês, o hospital já esteja pronto para atender a população. 

EQUIPE REFORÇADA

Serão contratados dois pediatras, dois clínicos geral e 12 cirurgiões de várias especialidades, inclusive cardiologia e ginecologia. Além da emergência e urgência, toda a cirurgia ambulatorial passa a ser feita no Alfeu de Quadros a partir de abril. O novo pronto-atendimento da cidade vai contar, ainda, com a Central única de esterilização, lavanderia, exames de ultra-sonografia, teste ergométrico, raio X, ECG (Eletrocardiograma), ortopedia, consultório odontológico, consultório psiquiátrico, bloco cirúrgico e internação de 24 horas. O hospital contará com 24 leitos, separados, para mulheres, homens e crianças. O atendimento será de 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Segundo a integrante da equipe de coordenação do projeto, enfermeira Cláudia Mendes Campos Versiane, a intenção é oferecer à população todos os serviços encontrados nos outros prontos-socorros da cidade, até o mês de julho. Segundo ela, o hospital Alfeu de Quadros será uma referência para a equipe do PSF – Programa saúde da família, com o objetivo de aumentar a integração entre as unidades.

- De acordo com a demanda faremos a avaliação da necessidade da população para, então, implantarmos novos serviços. Este é mais um passo importante para a saúde de Montes Claros, melhorando o acesso ao atendimento hospitalar - diz Mendes.

MORADORA SURPRESA

A verba de R$ 1,2 milhão destinada ao Alfeu de Quadros se refere ao repasse do governo federal e à contra-partida do município.

Maria da Paz Ferreira da Silva, moradora do Conjunto José Carlos de Lima, diz que ficou surpresa com a novidade. Segundo ela, na última segunda-feira, 06, seu esposo Gilmar Silva Oliveira passou mal e precisou ser levado ao hospital, de onde, juntamente com ela, teve que ir a pé até a Santa Casa. E, de lá foram encaminhados ao Hospital Universitário, só sendo atendidos 6 horas depois.

– Essa novidade traz muita alegria, os hospitais estão localizados muito longe de minha casa e nem sempre temos dinheiro para o lotação. O Alfeu de Quadros é bem perto, e vai ajudar muita gente - diz Maria da Paz.





Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por