Abre a roda para o São João

Christine Antonini
Montes Claros
23/06/2018 às 07:59.
Atualizado em 10/11/2021 às 00:56
 (Ascom Fundação Sara)

(Ascom Fundação Sara)

Tradição e fé celebradas com muita música, danças e várias comidas típicas. Assim é a festa do Dia de São João, comemorado neste domingo. Em alguns bairros de Montes Claros ainda existe o costume de acender fogueira e dançar quadrilha. 

Algumas associações aproveitam o período para arrecadar fundos através de barraquinhas com a venda de comidas típicas, como canjica, caldos, arroz doce e brincadeiras de pesca.

Os asilos Lar Betânia e São Vicente de Paulo realizam, a partir das 13h, o ‘arraiá’ da solidariedade. O evento acontece na rua Otávio Silveira, bairro Mangues.
 
FOGOS 
Além das festas, o dia de São João chama a atenção para o costume de soltar fogos de artifício, traques ou outros artefatos que envolvem pólvora e fogo.

O Corpo de Bombeiros de Montes Claros não tem dados exclusivos de acidentes envolvendo fogos de artifício, pois todos são registrados como queimaduras. Mas há uma análise que aponta maior incidência de queimados, assim como de incêndios florestais e amputações no período de festas juninas e no fim de ano. Já o Samu atendeu cinco pessoas queimadas vítimas de fogos de artifício no ano passado.

“Não temos um balanço, mas é perceptível o número crescente de acidentes no mês de junho. Em 2016 também tivemos registros de queimados por fogos de artifício no período eleitoral”, conta o tenente Diego Silva Prates.

Portanto, o alerta é para se divertir sem oferecer riscos para si e outras pessoas. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por