Ônibus lotados e atrasados em MOC

Usuários denunciam precariedade e falta de segurança nos coletivos, onde haveria até casos de assédio

Vitor Costa sob supervisão do editor
Montes Claros
20/04/2018 às 01:09.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:26
 (Manoel Freitas)

(Manoel Freitas)

Descumprimento de horários, superlotação e falta de segurança são os principais problemas relatados pelos usuários do transporte público em Montes Claros. O NORTE ouviu moradores que viajam diariamente nos ônibus. Gente que sofre em decorrência da defasagem do serviço. 

Há os que reclamam que o fluxo segue normalmente até o centro, depois os motoristas cortam ruas deixando a população “plantada” nos pontos. 

A doméstica Rita Batista, moradora do bairro Santa Eugênia, utiliza dois ônibus para chegar ao trabalho, no Ibituruna. Ela conta que os atrasos na linha 5801, que vai ao bairro onde presta serviço, são recorrentes. “Pela manhã o ônibus sobe a serra até os condomínios e só busca os empregados por volta das 16h. Como deixo o serviço às 14h, preciso caminhar cerca de 30 minutos e aguardar o coletivo por mais 25. Já ocorreram casos de o ônibus cortar caminho por outras ruas e não passar no meu ponto”, relata. 

O estudante Daniel Carvalho utiliza a linha 2601, responsável por levar grande parte dos passageiros para as três faculdades do município. Situações como longa espera nos pontos, confusão e tumultos durante os embarques, má condição dos veículos e superlotação são rotina para os estudantes. 

“O ônibus está sempre lotado. A insegurança é outro problema. Uma vez, no período da noite, um cara assediou uma moça e ninguém fez nada. Ele fugiu pela janela do ônibus”, diz Daniel.

A atendente de telemarketing Andreia Mendes mora no bairro Sapucaia e conta que normalmente sai de casa às 7h20 para pegar um ônibus que deveria passar por volta das 7h25, mas o horário não é cumprido. “No ultimo sábado esperei 1h40. É um absurdo o transporte coletivo em Montes Claros. Eles não seguem os itinerários, passam a hora que querem”, desabafa. 

A secretária Ana Carolina Lima usa a linha 4602, dos bairros Independência e Canelas, e diz que frequentemente os trocadores pedem para os passageiros darem um passo para trás com o objetivo de permitir a entrada de mais usuários. “Há linhas que circulam praticamente vazias durante o dia, enquanto outras estão sempre lotadas”. 

A Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Montes Claros (Atcmc) não se pronunciou sobre as reclamações dos usuários. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por