minas do norte

Estrangeira sofre violência doméstica em Coração de Jesus

De origem russa, mulher de 36 anos foi resgatada pela Polícia Civil de Montes Claros

Larissa Durães
larissa.duraes@funorte.edu.br
Publicado em 25/04/2024 às 19:00.
A equipe da DEAM, delegada Monique Bicalho, e a subinspetora Sabrina Santos Pereira, destacam a importância de verificar a confiabilidade das pessoas antes de se envolver em relacionamentos ou interações nas redes sociais (LARISSA DURÃES)

A equipe da DEAM, delegada Monique Bicalho, e a subinspetora Sabrina Santos Pereira, destacam a importância de verificar a confiabilidade das pessoas antes de se envolver em relacionamentos ou interações nas redes sociais (LARISSA DURÃES)

Na manhã desta quarta-feira (24), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), resgatou uma mulher de 36 anos, de origem russa, vítima de violência doméstica, em Coração de Jesus, município situado a 80 km de Montes Claros. A vítima, que reside legalmente no Brasil há três anos, foi submetida a abusos físicos, emocionais e psicológicos pelo seu companheiro, um homem de 35 anos, que agora está sob investigação. 

O resgate foi efetuado depois que a vítima denunciou os maus tratos para o Consulado Honorário da Rússia em Belo Horizonte. Após o contato, o órgão comunicou os crimes do companheiro da vítima à Delegacia da Mulher em Montes Claros. Durante uma viagem para sacar dinheiro em um shopping da cidade, a mulher e sua filha de dois anos foram encontradas. “Após recebermos a notícia do consulado, a vítima veio clandestinamente para Montes Claros com sua filha e assim pudemos resgatá-las”, disse a delegada Monique Bicalho. Bicalho disse que, quando as encontrou, “estavam em uma situação bastante abaladas, psicológica e fisicamente bastante machucadas”.
 
FATOS
A vítima, por meio de um intérprete, relatou à delegada que conheceu seu companheiro em uma rede social há três anos. A partir desse encontro, iniciaram um relacionamento e ela veio para o Brasil, onde passou a residir com ele. Logo em seguida, engravidou. No entanto, durante todo esse tempo, a vítima foi submetida a agressões e coagida a entregar todo o dinheiro que recebia da Rússia, onde trabalhava como professora. Este dinheiro era utilizado pelo suspeito para comprar bebidas alcoólicas. Após buscar apoio no consulado, a vítima acionou a PCMG, que prontamente a resgatou.

A delegada explicou que, segundo o laudo do exame de corpo de delito, tanto a mãe quanto a criança apresentavam vários hematomas. “Além disso, em uma situação de estresse emocional extremo, ela se automutilava. Observamos também uma situação grave de violência psicológica nas unhas e dedos”, contou. 

As vítimas foram conduzidas até a delegacia especializada de atendimento à mulher em Montes Claros e foi solicitada a justiça às medidas protetivas. O inquérito policial já foi instaurado e será conduzido pela delegacia da Polícia Civil, em Coração de Jesus. 

O agressor possui um histórico de violência doméstica, incluindo agressões anteriores relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas. Em caso de condenação, o homem de 35 anos pode pegar de sete a oito anos de prisão.

Segundo a delegada, a vítima cogita permanecer no país. “Por isso, precisa de proteção do Estado e da Polícia para se reerguer e criar a filha, já que a menina nasceu aqui. E nos relatou também que tem certo receio de voltar para a Rússia em virtude da guerra civil que o país sofre atualmente”, finaliza.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por