Treinamento contra desastres

Defesa Civil capacita gestores a prevenir e minimizar danos causados pela chuva

DA REDAÇÃO (*)
Montes Claros
17/10/2017 às 23:04.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:16
 (Divulgação/Cedec)

(Divulgação/Cedec)

Com a ocorrência das primeiras chuvas em Minas Gerais após longo período de estiagem, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) já se movimenta para dar assistência à população que fica mais vulnerável aos transtornos e tragédias em decorrência de fortes tempestades da estação. 

Os treinamentos nos territórios de desenvolvimento objetivam prevenir desastres e mitigar os danos das possíveis emergências. 

No ano passado, 755 gestores foram treinados para esse fim. Neste ano, já são 1.293 pessoas qualificadas. 

Nos dois últimos anos, 2.048 servidores foram capacitados em 337 municípios, por meio de cursos regionalizados em 15 territórios de desenvolvimento e na capital. 

A formação dura três dias e se divide em aulas teóricas e práticas. A Cedec disponibiliza a Capacitação Regional de Gestão em Proteção e Defesa Civil e Mudanças Climáticas (CRPDCMC), em parceria com a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), e conta com aula específica do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).
 
SIMULAÇÃO 
Outro curso ministrado e considerado de extrema importância é o de Sistema de Comando em Operações (SCO). Para o coordenador municipal da Defesa Civil de Chapada Gaúcha (Território Noroeste), Leandro Henning, o SCO foi bom tanto pela qualidade dos professores quanto pelo material didático. “Foi possível aprender a organizar resposta eficiente em um cenário de desastre, quando todos devem falar a mesma língua para dar agilidade aos trabalhos e não causar confusão”. 

O coordenador de Chapada Gaúcha reconhece que a simulação fez toda a diferença para compreender um cenário de crise e como agir, levando em consideração todas as dificuldades. “Me sinto muito mais preparado para dar uma resposta a um desastre, ajudar numa situação real de crise. Acho que o curso deveria ser estendido não apenas ao setor público, mas também às empresas”. 

A sugestão do coordenador já é realidade. A Cedec informa que diversas empresas já foram treinadas na metodologia do SCO e que na medida do possível vagas são reservadas para o setor privado. (*) com Agência Minas

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por