Sem previsão de chuva

--
Hoje em Dia - Belo Horizonte
26/07/2017 às 21:27.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:46
 (Mauro Miranda/divulgação)

(Mauro Miranda/divulgação)

As regiões localizadas ao norte de Minas costumam ter índices pluviométricos já baixos, especialmente naquelas onde o clima semiárido é predominante. Mas nos dois últimos anos, o volume de chuvas ficou ainda menor devido à influência do fenômeno climático El Niño, de acordo com o meteorologista Heriberto dos Anjos, do instituto TempoClima PUC Minas.

“Estivemos sob influência do El Niño nos dois últimos anos e esse fenômeno provoca secas severas na região Nordeste e chuvas abundantes no Sul do país. A seca é válida também para o Norte de Minas, que é uma região semiárida”, afirma o meteorologista.

Como o El Niño está neutro este ano, a perspectiva é de temperaturas mais amenas durante a primavera. Até outubro, as chances de chuvas nas regiões ao norte do Estado são muito pequenas, mas pode chover de forma mais satisfatória a partir de novembro, dessa vez sem a interferência do fenômeno climático.

Até lá, as cidades devem tentar superar o momento difícil. “Em Catuti, o Exército entrega, por semana, 20 litros de água por habitante. As pessoas têm que andar cerca de 500 metros para conseguir pegar água”, afirma o prefeito Barbosa Filho. 

Ele diz ainda que a seca vem se agravando nos últimos seis anos na região, mas chegou ao seu auge no ano de 2017. “Até mesmo os municípios maiores , como Montes Claros, estão passando por rodízio de água”. (C.O)

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por