Segmento escolar discute meio ambiente em Glaucilândia

Jornal O Norte
28/10/2005 às 11:23.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:53

Alexsandro Mesquita


Correspondente

Glaucilândia - Além da gincana ambiental promovida pela Emater em parceria com outros órgãos do município, a cidade conta com a participação da escola estadual Antônio Pimenta, não na gincana, mas na preservação do meio ambiente.

Na quarta-feira, durante todo o dia representantes de entidades religiosas, FCA - Ferrovia centro atlântica, polícia militar, secretaria de Saúde, escola municipal Joaquim da Silva Maia, Fundação nacional de Saúde, professores, alunos e a própria escola estadual citada discutiram sobre o assunto meio ambiente.

Para Consuelo de Jesus Silva esta capacitação é uma iniciativa da escola para buscar parceiros para ajudar não só à própria escola, mas a toda a comunidade em relação à natureza.

- A escola está fazendo um projeto de meio ambiente com o qual estará participando da II Conferência nacional infanto-juvenil pelo Meio Ambiente vivendo a diversidade na escola. O objetivo é de assumir nossas responsabilidades coletivas de cuidar do Brasil e, principalmente, de nossa cidade. Na conferência vamos também assumir o compromisso a um determinado tema para desenvolvê-lo junto à comunidade para preservar o meio ambiente e que possa propor ações para gerar transformações na melhoria da qualidade de vida de todos - conclui a diretora.

FCA

Márcio Leandro Gonçalves Lima representou a FCA e discursou para os presentes sobre o assunto. Perguntado sobre o que a empresa está fazendo em Glaucilândia para melhorar a qualidade de vida, ele fala que serão construídas fossas sépticas e instalada a coleta seletiva de resíduos.

- Os resíduos perigos vão ser levados para Montes Claros. Aqueles que forem recicláveis, nós vamos entrar em contato com o prefeito para ver o que pode ser feito, se será doado ou não, ele é quem vai resolver - diz Márcio.

Outro dado importante que ele cita é sobre os acidentes ocorridos e que, por ventura causem danos à natureza. Ele fala que os funcionários são treinados e usam todos os equipamentos necessários para o trabalho e que, além disso, existe uma fiscalização pelo Instituto do Meio Ambiente em relação a isso.

- Quando acontece acidente toda a região é mapeada, seja na zona rural ou urbana, a ferrovia comunica aos moradores sobre os trabalhos a ser efetuado na área e há todo um critério de cuidados para seguir a lei e não causar mais danos ao meio ambiente - conclui.

CONSCIENTIZAÇÃO

Thiago Pinheiro de Carvalho achou importantes as ações que serão implantadas para preservar o meio ambiente e o que deve ser feito para protegê-lo.

- Mudei completamente a minha conscientização sobre o assunto. Hoje, vejo diferente. A iniciativa serve também de incentivo para que as outras pessoas vejam a importância da natureza - diz o estudante do 2º ano do ensino médio.

Durante o bate papo, como prefere chamar Dumont Nascimento, técnico da Emater, os alunos desceram apenas uma parte do Rio das Pedras até o encontro com o Verde Grande para perceberem a quantidade enorme de lixo jogado ás margens.

- Temos que trabalhar o meio ambiente todos os dias.

A direção da escola discute agora como serão organizados os trabalhos de conscientização da comunidade.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por