A secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, Macaé Evaristo, determinou a instalação de comissão para analisar, durante as férias, as estruturas dos prédios de todas as escolas estaduais de Varzelândia e, consequentemente, a necessidade de obras emergenciais.

Macaé Evaristo viajou até a cidade para visitar, na manhã de ontem, a Escola Estadual Maria Nilza dos Santos, no bairro Sapé. Ela foi acompanhada da equipe da Superintendência Regional de Ensino de Januária, responsável pela coordenação da escola, para avaliar os estragos causados depois que o teto de uma sala de aula desabou na tarde da última quinta-feira (14). 

De acordo com a Polícia Militar, nenhum estudante ou funcionário ficou ferido. Isso porque cerca de 15 minutos antes, em comemoração ao encerramento do ano letivo, a professora e os alunos deixaram o local para tomar sorvete.
 
REFORMA
Ainda durante a inspeção, a secretária determinou a reconstrução, em caráter de urgência, das instalações danificadas e do telhado da unidade. 

A supervisora pedagógica da escola, Maria José Cardoso Niz, contou ao Portal G1 que 14 alunos, com idade média de 11 anos, estudam na sala onde o teto desabou. “Foi um milagre ninguém se ferir, porque se a professora não tivesse pedido para sair para tomar soverte, poderia ter acontecido uma tragédia. Foram momentos de pânico, ver os alunos e professores saindo correndo e chorando para fora da escola”, disse ao portal.

Para a PM, a diretora da escola relatou que não havia indícios de dano aparente na estrutura da sala anteriormente, sendo o provável motivo as constantes chuvas dos últimos dias.