Nem todo mundo tem animação suficiente para vestir uma fantasia e sair pelas ruas atrás de blocos de Carnaval. Há aqueles que preferem aproveitar os dias sem trabalho para recarregar as energias bem perto da natureza, longe do barulho e das multidões. Esse tipo de público poderá visitar os parques que vão abrir durante o feriado prolongado. E a região tem várias opções bastante interessantes.
 
RIO PRETO
Um dos destinos mais procurados em feriados é o Parque Estadual do Rio Preto, na cidade de São Gonçalo do Rio Preto, distante 70 Km de Diamantina. 

Entre os atrativos turísticos, destacam-se as cachoeiras do Crioulo e da Sempre Viva, as pinturas rupestres, os mirantes naturais que permitem aos visitantes observar toda a área da unidade e do entorno, corredeiras, piscinas naturais, praias de areia branca, mirantes, trilhas, etc. São necessários de três dias para conhecer todas as atrações.

Mas para quem vai ficar durante todo o feriado, a reserva possui uma das mais completas infra-estruturas em unidades de conservação de Minas Gerais, com estacionamento e restaurante. A área de camping comporta até 25 barracas e possui quiosques, churrasqueiras, lavatório de vasilhames, vestiários, fonte de água potável e o rio Preto que passa do lado. É necessário ao campista levar barraca e apetrechos para o camping.

O Parque funciona de 7h às 17h, e o ingresso custa R$ 20. A diária de camping por pessoa custa R$ 40. No caso de pernoite é necessário fazer reserva antecipada pelo email antonio.almeida@meioambiente.mg.gov.br ou pelo telefone (38) 999765621. 
 
PERUAÇU
Também aberto neste período de Carnaval, o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu é um local onde belas paisagens são emolduradas pela arte rupestre pré-histórica, em sítios arqueológicos milenares de importância internacional e suas cavernas de grandeza colossal. 

Criada em 1999, a unidade possui área de 56.400 hectares, que compreende os municípios de Januária, Itacarambi e São João das Missões. O parque possui trilhas, mirantes e passarelas de proteção a sítios arqueológicos. Possui também um grupo de condutores ambientais treinados e credenciados pelo ICMBio para garantir uma experiência segura e única, num passeio de tirar o fôlego. A visitação ocorre a partir das 8h, sendo que a entrada no parque é permitida até as 14h30. A visita deve ser agendada pelo email: cavernas.peruacu@icmbio.gov.br. É obrigatória a contratação de condutor ambiental para acessar os atrativos do parque. Informações pelo telefones: (38) 3623-1038 e 3623-1039
 
CABRAL 
A novidade deste ano no Carnaval é a abertura do Parque Estadual da Serra do Cabral, entre os municípios de Buenópolis e Joaquim Felício. A princípio não esta sendo cobrado ingresso, mas o visitante terá que entrar em contato com a associação de turismo local para contatar um guia para a visita. 

A partir do agendamento junto a Associação de Turismo, a mesma deverá comunicar ao parque para programação e controle da visita. O número de visitantes em cada atrativo será limitado a 12 pessoas por grupo. A entrada de crianças e adolescentes só será permitida com apresentação de autorização ou acompanhamento dos pais.

No momento apenas três atrativos estarão disponíveis: a “Trilha Descobrindo o Cabral”, “Pinturas rupestres da Pedra Alta” e a “Cachoeira do Riachão” e no momento não serão autorizadas visitas em outros atrativos. Após o carnaval, as visitas seguem as mesmas normas até que a sinalização seja realizada. Informações pelo telefone (38) 3756-1301 ou pelo email peserradocabral@meioambiente.mg.gov.br